Mercadinho São José, em Laranjeiras, poderá ser transferido para o patrimônio estadual

Projeto votado em 1ª discussão na Alerj estabelece que a transferência poderá ser feita por cessão, permuta ou outra forma de negociação estabelecida pelo Poder Executivo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Atualmente, o imóvel está sob responsabilidade do INSS, vinculado ao Governo Federal. Foto: Marcelo Theobald

O Governo do Estado do Rio pode ser autorizado a negociar com o Governo Federal a transferência para o patrimônio estadual do imóvel do Mercadinho São José, localizado na Rua das Laranjeiras, no bairro de mesmo nome. É o que determina o Projeto de Lei 5.103/21, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta quinta-feira (16/12). O texto ainda precisará ser votado em segunda discussão pela Casa.

Atualmente, o imóvel está sob responsabilidade do Instituto Nacional do Seguridade Social (INSS), vinculado ao Governo Federal. A proposta estabelece que a transferência poderá ser feita por cessão, permuta ou outra forma de negociação estabelecida pelo Poder Executivo. Além disso, o Poder Executivo poderá destinar o logradouro, quando já estiver sob seu domínio, como centro público de economia solidária, de modo a favorecer a comercialização de produtos artesanais, agroecológicos, orgânicos e outros.

O projeto é de autoria dos deputados Waldeck Carneiro (PT) e Mônica Francisco (PSol). “Fechado desde setembro de 2018, quando o INSS, proprietário do imóvel, conseguiu retomá-lo judicialmente, o Mercadinho permanece com destino indefinido. Sua reabertura, além de devolver à Cidade do Rio de Janeiro um equipamento que compõe perfeitamente a “alma carioca”, poderá desempenhar papel muito importante no desenvolvimento da economia popular solidária”, afirmou Waldeck.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mercadinho São José, em Laranjeiras, poderá ser transferido para o patrimônio estadual
lapa dos mercadores 2024 Mercadinho São José, em Laranjeiras, poderá ser transferido para o patrimônio estadual

1 COMENTÁRIO

  1. Alma carioca?!? Tá de brincadeira, né?!? Aquele lugar sempre foi horrível! Banheiros imundos, comida caríssima e outros… deveria ser repassado pra iniciativa privada para haver desenvolvimento da região e deixar de ser como a praça São Salvador a qual não frequento mais, pois virou um reduto de usuários da zona sul faz anos!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui