O setor audiovisual segue em expansão no Rio de Janeiro, com um crescimento de 12% no número de pequenos negócios em 2024, segundo levantamento do Sebrae Rio. A capital fluminense concentra 55% das novas empresas, seguida por Niterói (6%) e São Gonçalo (4%).
O impacto do setor na economia se reflete também no sucesso de produções gravadas no estado. O filme “Ainda Estou Aqui”, rodado no Rio, recebeu três indicações ao Oscar 2025 e já conquistou prêmios como o Globo de Ouro, Festival de Veneza e Satellite Awards.
Em números absolutos, São Paulo lidera o mercado audiovisual no Brasil, com 100,3 mil empresas ativas, enquanto o Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar, com 34,9 mil negócios no setor.
Setor impulsiona economia e geração de empregos
Para Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, o crescimento do setor evidencia sua importância para a economia fluminense.
“Noventa e seis por cento das empresas de audiovisual são pequenos negócios no Rio. Esse crescimento demonstra a relevância do setor, que movimenta a economia, gera empregos e fortalece a produção de conteúdo no estado. É um segmento estratégico para o desenvolvimento econômico”, destacou.
A capital concentra 68% dos pequenos negócios do setor, enquanto os demais municípios mais representativos são:
- Niterói – 5%
- São Gonçalo – 2%
- Duque de Caxias – 2%
- Nova Iguaçu – 2%
Os microempreendedores individuais (MEIs) representam 52% dos negócios, seguidos por microempresas (36%), empresas de pequeno porte (8%) e médias e grandes (4%).
Atividades em destaque no setor audiovisual
As áreas que mais cresceram dentro do mercado audiovisual no Rio foram:
- Pós-produção cinematográfica, de vídeos e programas de TV – 32%
- Produção fotográfica (exceto aérea e submarina) – 31%
- Produção cinematográfica, de vídeos e programas de TV – 15%