Foto: Divulgação

O número de franquias no Rio de Janeiro cresceu 15% no segundo trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Já são 824 redes em operação em todo território fluminense. O levantamento é da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que ainda apontou uma expansão de 10% em relação às unidades, totalizando 11.133 pontos de venda no Rio.

Esse movimento resultou em um faturamento de R$ 4,1 bilhões no segundo trimestre de 2019, um crescimento de 5% em comparação com o mesmo período de 2018.

O estado é o segundo maior mercado de franquias no país, em número de redes, atrás apenas de São Paulo. A Agência Estadual de Fomento (AgeRio) que tem como um dos objetivos, estimular o setor, informou que oferece linhas de crédito com taxas de juros mensais a partir de 0,74%, além do prazo de pagamento de 60 meses e 18 meses de carência.

O segmento de franquias apresenta vantagens tanto para franqueadores quanto para franqueados. Se, por um lado, ao abrir uma franquia o empresário adquire um modelo de formatação e de tecnologia já implementados e testados anteriormente, por outro, ao expandir sua rede, o franqueador pode ter a visibilidade da sua própria marca ampliada no mercado“, explicou o presidente da AgeRio, Alexandre Rodrigues.

Ainda segundo a agência de fomento, os financiamentos podem ser investidos em itens como taxa de luvas, franquias, royalties de marketing, ampliação/implantação/formatação de franquias e ainda, consultoria para formatação de uma franquia.

O setor de alimentos concentra, no Rio de Janeiro, a maior parte das franquias (32,7%), seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,6%) e Moda (13,6%).

A partir desta quinta-feira (12/09), acontece, no Rio de Janeiro, a 13 ª Expo Franchising ABF Rio. A edição deste ano tem como destaque o ‘Espaço de Microfranquias’, cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil. Este modelo de negócio, mais enxuto, se torna uma opção de porta de entrada para empreendedores. A feira segue até o próximo sábado (14/09), no Centro de Convenções Sulamérica, na região central da capital.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui