Mercado Imobiliário de olho nas eleições 2008 do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

cesar maia Quem fala é Cesar Maia, sobre uma agenda de especulação imobiliária que pode estar sendo incluída a força para as eleições deste ano. Vou acompanhar o site dos candidatos, como tenho feito, e ver se há alguma repercussão, até porque eles também leêm o ex-blog.

RIO-2008: A AGENDA OCULTA!

1. Um  vetor que explica as campanhas eleitorais vitoriosas é a agenda. Quem impõe sua agenda sobre a dos adversários no imaginário do eleitor, é favorito. A luta pela "agenda da campanha" é uma luta que começa bem antes, durante a pré-campanha, fase que ainda vivemos, em direção a eleição municipal de 2008.

2. A agenda deve  combinar três elementos: o diagnóstico, a necessidade que se destaca e ordena as demais, e a expectativa quanto ao futuro. Em muitas eleições a repetição de um tema, ilude, e o faz parecer como sendo "a agenda". Não é tão redundante fazer uma pesquisa de problemas, e aquele que estiver na frente, se impor como agenda hegemônica. Depende inclusive da articulação daqueles  três elementos. Saúde e segurança, respectivamente, têm sido exemplos em outras eleições.

Advertisement

3. Numa campanha podem ocorrer também "agendas ocultas". Ou seja, agendas do interesse de setores da sociedade que não podendo explicitá-las, estimulam o candidato que vá cumprir,no poder, esta agenda oculta, embora ofereça abertamente outra agenda competitiva.

4. Na história política da Cidade do Rio há desde o ultimo quarto do século XIX, uma agenda oculta e sistemática: a questão imobiliária. O interesse dos investidores é permanente, e pressiona os atos dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Nas campanhas abastecem aqueles candidatos que cumprirão esta agenda. Há como um duto, por onde fluem nas duas direções o interesse privado e as decisões estatais.

5. Até movimentos de interesse público, são muitas vezes manipulados pelos especuladores. O higienismo do final do século XIX ao início do XX, não escapou disso. A convergência entre urbanizações de novos espaços e interesse especulativo, sempre andaram muito próximos. Foi assim em muitos momentos da história política do Rio, a ponto que se pode excluir poucos governantes que não foram  agentes ou sucumbiram à lógica da especulação (no sentido econômico), imobiliária.

6. Essa agenda -oculta e permanente- volta a estar presente no Rio em 2008. Um exemplo: as fotos publicadas pelos jornais relativas às tentativas de mobilização recentes mostram sempre como participante ativo, a representação dos agentes da especulação, que querem derrubar parâmetros construtivos estabelecidos. Simultaneamente reclamam de problemas na cidade e litigam a favor da especulação imobiliária.

7. A própria seleção dos futuros candidatos tem esta influência. Recentemente num jantar que reuniu empresários do setor, este assunto era discutido abertamente: que nome poderia romper com o dique contra a especulação imposto pela atual administração? Como influenciar para que o nome X possa ser candidato. Como “ajudar" na convenção.

8. A agenda oculta é extremamente perigosa, pois é bem patrocinada, incorpora um forte setor econômico, é insinuante e subrepticia. O eleitor muitas vezes não se dá conta dela, e decide em base as alternativas abertas de agendas. Cabe as candidaturas que se colocam na defesa dos atuais parâmetros urbanísticos estabelecidos, tornarem explícita e aberta esta agenda. E o foco como sempre será a faixa litorânea da cidade. Será e já está sendo, embora de maneira ainda oculta. E mais grave: a desordem urbanística em nome da ordem urbana.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mercado Imobiliário de olho nas eleições 2008 do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui