Mercado Popular de Botafogo corre o risco de desaparecer

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Mercado popular de Botafogo funciona desde a década de 90, após as obras do metrô — Foto: Reprodução/TV Globo

Os trabalhadores das mais de 90 lojas do mercado popular de Botafogo, na Zona Sul do Rio, vem denunciando a retirada de seus boxes da região por uma construtora que possui um terreno que fica localizado atrás da área onde fica o ponto comercial.

O mercado, que funciona desde a década de 90, e fica próximo ao acesso da estação de metrô do bairro, na Rua Nelson Mandela, está situado em uma área que foi arrematada por uma construtora nos anos 70 e que pediu a retirada das lojas para iniciar uma obra no local. O terreno tem acessos pelas ruas Nelson Mandela e Voluntários da Pátria e os boxes dos comerciantes ficam justamente no entorno.

Em 2015, a prefeitura criou um projeto de padronização dos boxes e os trabalhadores pagaram, juntos, mais de R$ 810 mil pelas obras.

A titularidade do imóvel está em discussão na Justiça e, enquanto não é resolvida judicialmente, a prefeitura afirmou que o controle da área compete ao município. A construtora, no entanto, conseguiu uma liminar favorável no Tribunal de Justiça.

Advertisement

A Prefeitura do Rio afirma que tenta uma solução amigável para a desocupação das lojas e que os comerciantes têm um acordo com a construtora, para o recebimento de R$ 20 mil. Ainda segundo a prefeitura, a Subsecretaria de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria de Fazenda analisa o local para onde as lojas serão remanejadas.

Enquanto o imbróglio judicial permanece, as famílias seguem apreensivas esperando pela volta ao trabalho.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mercado Popular de Botafogo corre o risco de desaparecer
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Este mercado popular e excelente produtos e serviços bons para preços justos. E inacreditável como uma construtora exige a retirada dos quiosques em plena pandemia lembrando que os mesmos ficam no entorno e não no terreno da construtora. Trata se de pura questão estética pois consideram os quiosques como “feios” perturbando o visual do novo prédio absurdo isso. Tomara que o bom senso da prefeitura vencerá a especulação imobiliária e caso que os comerciantes terão que se retirar que seja num local adequado no mesmo padrão.

  2. Sempre estou na Voluntários da Pátria e na Nelson Mandela e conheço a região. Nos fins de semana, temos ali um Polo Gastronômico incrível e também porque fiz curso na Aliança Francesa e fiz o lançamento do meu livro infanto juvenil ali na Livraria Travessa de Botafogo que fica bem do ladinho. Sempre estaciono meu carro em frente dessas lojinhas e nem sabia dessa situação com o mercado e a briga judicial com a imobiliária. Só espero que não seja construído no local outro condomínio pois aquela região ali tem empreendimentos residenciais de sobra de alto padrão. Podia ser construído um mini shopping ali ou centro de compras com uma praça de alimentação incluindo inclusive as lojas do mercado e podia ter mais um espaço de praça também. Que seja um centro comercial, não galerias, galeria é muito feio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui