Metrô realiza operação especial para os eventos do carnaval

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bloco Desliga da Justiça - Foto: Fernando Maia | Riotur

O Metrô do Rio montou um esquema especial de funcionamento neste final de semana, dias 15 e 16, para atender o público que vai aos eventos do pré-carnaval carioca, que contará com apresentações de blocos tradicionais como “Simpatia é Quase Amor”, Chora me Liga”, “Bloco da Preta” e “Cordão do Boitatá”. A operação da concessionária contará com infraestrutura externa e reforço na segurança e bilheteria. Haverá ainda Ensaio Técnico das Escolas de Samba, no domingo (16), no Sambódromo, que contará com extensão de uma hora no funcionamento das estações Praça Onze e Central.

Para o período de carnaval no Sambódromo e desfile das Campeãs, a operação do MetrôRio será ininterrupta, funcionando a partir das 5h do dia 21 (sexta-feira) até meia-noite do dia 25 (terça-feira); e das 5h do dia 29/2 (sábado) até as 23h do dia 01/3 (domingo).

Extensão das Linhas 1 e  2

No sábado, 15, a circulação dos trens será das 5h à meia-noite, com funcionamento da linha 2 de Pavuna até General Osório sem necessidade de transferência em Botafogo. No domingo, 16, as estações funcionarão de 07h às 23h e haverá extensão de uma hora no horário de funcionamento das estações Praça Onze e Central após o encerramento do evento no Sambódromo, previsto para meia-noite. Após as 23h, as demais estações permanecerão abertas apenas para desembarque.  Ainda durante o domingo, a operação dos trens também será feita com circulação da Linha 2 de Pavuna até a estação General Osório. 

Nos dias de desfiles no Sambódromo (21 a 25/2 e 29/2 a 01/3), além de funcionar ininterruptamente, a operação da Linha 2 também será feita até Ipanema. Em todas as datas de operação especial, caso seja registrada alta de demanda para a Linha 4 no período da tarde, a circulação da Linha 2 poderá ser estendida até Jardim Oceânico.

Advertisement

Funcionamento das Estações

Neste final de semana, as estações Catete e Presidente Vargas ficarão fechadas para embarque e desembarque durante todo o dia.O MetrôRio também contará com estruturas de controle de fluxo no entorno das estações, como  grades e portões externos, que visam direcionar o público, auxiliando o embarque e desembarque de passageiros. Além disso, a bilheteria funcionará na parte externa na estação Carioca durante o período de maior fluxo. A  estação Cinelândia terá seu horário de funcionamento alterado para 07h às 20h, sendo permitido apenas o embarque de clientes com cartões pré-adquiridos.

Compra com antecedência

A operação da concessionária contará com alterações nas linhas e fechamento de estações para mitigar impactos no fluxo e promover a mobilidade no escoamento dos eventos. O MetrôRio solicita que os passageiros fiquem atentos às mudanças e adquiram os bilhetes de volta com antecedência para evitar filas. Além disso, é necessário cooperar com atitudes que ajudam a manter a viagem mais tranquila e segura para todos, como segurar as portas da composições, sentar no chão e também seguir as orientações dos operadores de estação.

Embarque com bicicletas e pranchas de surfe

Nos dias de desfile de megablocos, em função da previsão de grande movimento de passageiros, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô não será permitido durante todo o dia.

Grandes volumes

O tamanho limite para grandes volumes nos trens e estações é de 40cm de largura e 45cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo.

O que é proibido

Não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. Também é proibido embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho e ingerir bebida alcoólica.

Cartão Giro e pagamento por aproximação

Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.

Pulseiras de identificação em blocos infantis

 O MetrôRio vai disponibilizar pulseiras de identificação para crianças e adolescentes nas estações próximas a blocos infantis que vão desfilar na cidade até o final do Carnaval Carioca.  A iniciativa tem como objetivo facilitar a localização de pais em caso de perda das crianças nos eventos. Neste sábado (15) haverá pulseiras disponíveis na estação Botafogo, no bairro onde acontecerá o desfile do bloco “Sá Pereira Infantil”, a partir das 9h na Rua Capistrano de Abreu.

Confira a lista de blocos que desfilarão próximos às estações do MetrôRio neste fim de semana, com as mais indicadas para ir aos eventos:

Sábado (15)

Chora me liga, no Centro, a partir das 7h
Estações próximas: Cinelândia, Carioca e Uruguaiana

Bloco Brasil, no Leme, a partir das 8h
Estação: Cardeal Arcoverde

Estratégia, no Centro (Largo de São Francisco), a partir das 8h
Estação: Uruguaiana

Bloco Chá da Alice, no Centro (Sacadura Cabral), a partir das 15h
Estação: Uruguaiana

Simpatia é Quase Amor, em Ipanema, a partir das 16h
Estação: General Osório

Céu na Terra, em Santa Teresa, a partir das 07h
Estação: Glória

Banda Haddock, na  Tijuca, a partir das 16h
Estação: Afonso Pena

Domingo (16)

Bloco da Preta, no Centro, a partir das 7h
Estações: Cinelândia, Carioca e Uruguaiana

Bloco Fogo e Paixão, no Largo São Francisco de Paula, a partir das 8h
Estações: Carioca e Uruguaiana

Cortejo Cordão do Boitatá, no Centro (INCA), a partir das 8h
Estação: Carioca

Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, a partir das 8h
Estação: Metrô na Superfície (Botafogo) e Antero de Quental

Show Gospel na Enseada de Botafogo

O reforço na operação do MetrôRio também vai atender ao público que vai participar do show gospel “Ano da Unção Dobrada”, promovido pela Igreja Internacional da Graça de Deus, no sábado (15), a partir das 16h, na Enseada de Botafogo, na Zona Sul. As estações mais indicadas para chegar ao local são Botafogo e Flamengo, que contarão com reforço na segurança e nas bilheterias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Metrô realiza operação especial para os eventos do carnaval
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui