MetrôRio anuncia mudanças nos nomes das principais estações da cidade

O objetivo destas alterações é facilitar a localização dos passageiros com a inclusão dos bairros nas nomenclaturas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem Meramente Ilustrativa da Estação Botafogo do MetrôRio - Foto: Divulgação

MetrôRio, a partir do mês de agosto, irá modificar o nome de algumas estações. A mudança será para facilitar a localização e incluir os bairros ao lado das nomenclaturas já conhecidas.

Com isso, na linha 1 por exemplo, as quatro estações da Tijuca receberão o nome do bairro no final: Uruguai/Tijuca, Saens Peña/Tijuca e São Francisco Xavier/Tijuca e Afonso Pena/Tijuca.

No trecho compartilhado, as nomenclaturas das estações Central, Uruguaiana, Carioca, Cinelândia serão complementadas com a palavra Centro. A estação Presidente Vargas, por sua vez, que já havia sido renomeada em julho, como Saara/Presidente Vargas, não sofrerá alterações.

Na Zona Sul, ainda na Linha 1, as estações de Copacabana também terão seus nomes ajustados para Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana e Cantagalo/Copacabana. O mesmo acontecerá com a Estação General Osório, que passará a ser chamada de General Osório/Ipanema.

Advertisement

Na Linha 4, as estações que terão os nomes alterados são: Antero de Quental/Leblon, Jardim de Alah/Leblon e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.

Por conta das alterações, a concessionária fará a substituição da comunicação visual, digital e sonora, adicionando a nova identificação nas composições e estações do sistema. Segundo o MetrôRio, o objetivo destas alterações é orientar os clientes com mais clareza principalmente em locais de forte movimentação de turistas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MetrôRio anuncia mudanças nos nomes das principais estações da cidade
Advertisement

42 COMENTÁRIOS

  1. Qual benefício essa mudança irá nos trazer ? Eles se esquecem que , quem movimenta o Metrô diariamente Samos nós os trabalhadores e não os estrangeiros que usam o meio 1 vez ou outra .
    Tinha mesmo era que acabar com a palhaçada de baldeação , por 1direto pra Pavuna e ampliar mais estações como : pra barra de tijuca e adjacências e pra Bel Ford roxo . Séria o mínimo.

  2. Como historiador especialista em Madureira fico “imaginando” como será o “novo nome” da Estação “Metrô” de Madureira.
    Seria Madureira-Portela ou Madureira-Império Serrano?
    O que vocês acham?

  3. Como historiador especialista em Madureira fico “imaginando” como será o “novo nome” da Estação “Metrô” de Madureira.
    Seria Madureira-Portela ou Madureira-Império Serrano?

  4. Minha opinião, entre a lógica e o humor ácido:
    1)Será que é tão necessário dizer que Carioca, Uruguaiana e Cinelândia são no Centro? Acho que Centro não diz nada, é vago demais. Central e Uruguaiana não ficam exatamente no centro comercial e financeiro da cidade.

    2)Central/Centro é sacanagem… que redundância!

    3) Como morador do centro, sugiro o seguinte pras estações da região:
    – Largo do Estácio*(as saídas ficam todas no Largo mesmo, assim como o Largo do Machado e ambas são regiões de divisão entre bairros)
    * “O amor da morena maldita do Largo do Estácio”
    OU
    – Estácio/ São Carlos
    – Praça Onze/ Cidade Nova
    – Prefeitura/ Cidade Nova ( copiei de outro comentário)
    – Central/ Presidente Vargas
    OU
    – Central/ Providência*
    *Podiam pelo menos dizer que tem integração com o teleférico e o Bairro da Gamboa quando o primeiro voltar a funcionar.
    – Saara/ Presidente Vargas
    – Rua Uruguaiana/ Presidente Vargas
    E chega de ditador (kkkkkk)
    – Carioca/ Rio Branco
    – Cinelandia/Rio Branco
    OBS.: AS REFERÊNCIAS A PRESIDENTE VARGAS E RIO BRANCO FAZEN SENTIDO POIS FOI EXATAMENTE NO EIXO DESSAS DUAS AVENIDAS QUE A LINHA DO METRÔ FOI TRAÇADA.

    4) Algumas estações ficam em regiões entre bairros/ localidades. Assim teríamos:
    – Jardim de Alah/ Ipanema/ Lagoa/ Leblon
    – Cantagalo / Copacabana/ Lagoa
    – General Osório/ Arpoador/ Copacabana/ Ipanema
    – Largo do Machado/ Catete/ Flamengo/ Laranjeiras
    -Morro Azul/ Flamengo/ Laranjeiras/ Botafogo (sim! Existe uma saída na atual estação Flamengo chamada Praia de Botafogo e Morro Azul é o nome da localidade onde se encontra a estação – já aguardo os abaixo assinados do preconceito contra a palavra morro, pois este não é exclusividade de quem mora na Zona Sul. Basta não morar num morro.)
    – São Conrado/ Rocinha
    – Antero de Quental/ Leblon/ Gávea
    (O Estádio da Gávea é logo alí)
    -Quinta da Boa Vista/ Praça da Bandeira
    (São Cristóvão merece uma estação que realmente atenda a região central do bairro)
    -Maracanã/ Mangueira
    (Só não ponho Vila Isabel por que só pegando um ônibus pra chegar no coração do bairro, mas a estação atende ao início da Boulevard).
    – São Francisco Xavier do Engenho Velho/ Maracanã
    – Triagem/ Benfica/ Rocha/ São Francico Xavier–o Bairro ( vai se criando um clima tenso)
    – Maria da Graça/ Higienópolis
    – Vicente de Carvalho/Vila da Penha
    – Engo. Rubens Paiva/ Pavuna
    – Pavuna/ São João de Meriti
    – Padre Rosser/ Irajá
    – Estrada do Colégio
    – Coelho Neto/ Ceasa/ Irajá

    Entre outras que eu precisaria de ajuda de alguém que conheça melhor a Zona Norte da cidade.

    • Gente, pra quem não entendeu, isso foi humor. Acho muito icoerente chamar todas as estações da Tijuca, principalmente a Uruguai que fica numa Rua que serve pra ir da Tijuca ao Andarai. As do Centro então, acho ridículo. E por que a Pres. Vargas não é Centro e sim Saara? Vai entender. Pra mim bota Central, Saara e Uruguaiana como Pres. Vargas e Carioca e Cinelândia como Rio Branco. Todos sabem onde fica Pres Vargas e Rio Branco. Ou pelo menos deveriam saber se vão ao Centro.

  5. Engraçado que o estado só enxerga o que e benefício pra eles, vão complementar os nomes das estações que recebem mais turistas e a zona norte fica esquecida, tipo por exemplo, Triagem muitos não sabem mas fica dentro de Benfica.

    • Verdade Pra ser mais preciso fica dentro de Benfica mas na beirada, na divisa com o Rocha e São Francisco Xavier. Acho que isso dificulta muito. Melhor deixar como está. Assim como não dá pra dizer que o Largo do Machado é Catete, mesmo estando na pontinha do Catete, na divisa com o Flamengo e as Laranjeiras.

  6. Só mudar o nome das estações do metrô não resolve muita coisa para os seus verdadeiros usuários, é só pra inglês ver, deveriam mesmo é ampliar o alcance da linha férrea para além dos limites da cidade do Rio, afinal o MetrôRio é uma obra do Governo do Estado do Rio, e não Municipal, no entanto a Linha 2 encerra na Pavuna, limite com São João de Meriti… A zona Oeste por sua vez parece outro município, metrô só até o início da Barra.

  7. Tantas coisas mais importantes pra resolverem, como por exemplo:
    Falta de banheiros, acessos fechados, várias estações com acessos fechados, estação Central (Campo De Santana) fecha ás 18:00h, e povo do Souza Aguiar, Hemorio, e Cruz Vermelha que se dane

    • Sendo que a Central não era nem pra atender quem está na Cruz Vermelha. Mas enquanto eles não terminam a linha dois sentido centro a partir do Largo do Estácio até o Largo da Carioca passando pela Praça da Cruz Vermelha, é isso que nos resta.

  8. Em vez de ficar fazendo maquiagem ou inchação de linguiça deveriam estar correndo atrás de verbas no exterior para expandir a linha do metro pra barra-recreio e Jacarepaguá. Um desgoverno! Pensamento muito curto, oportunista e ganancioso desses políticos.

  9. Podia botar o nome do Caldo de Cana uma bebida tipicamente brasileira ou até Estação Matte Leão! Só que hoje em dia, tudo é estrangeirismo!

  10. 43 anos de existência e só agora viram isso kkkkk é sinal de que quem comandou até hoje nunca usou o próprio sistema de transporte. E o BRT?????? Inenarrável. É cada nome que nunca ouvi falar e nem sei onde estou. Horroroso isso.

  11. Rubens Paiva / Favela da Pedreira
    Irajá / Favela Para Pedro
    Vicente de Carvalho / Favela do Juramento
    Thomás Coelho / Favela do Juramentinho
    Engenho da Rainha / Favela do Engenho
    Inhaúma / Favela da Fazendinha
    Del Castilho / Favela Bandeira 2
    Maria da Graça / Jacarezinho

  12. A Barra da Tijuca tem mais de 27 Km de extensão (este “bairro” é maior que a cidade de Miami) e não tem metrô! Colocaram uma estação terminal no Jardim Oceânico, ou seja, no início do bairro e mais nada: o metrô terminou ali! E os outros 26 Km de bairro sem uma estação sequer!!! Hipocrisia

  13. Ok. Mas será que a estação Flamengo voltará a ser Morro Azul??? Será que Catete será também Catete/Flamengo? Ok. Mas as mudanças de nomes sofrerao melhoras boa serviços prestados? A Linha 2 terá referências de estações tbm? No geral acho desnecessário, mas enfim….ok!

    • É um patrocinio. Naming Rights, assim como varios estadios, o que ajuda a pagar os custos do sistema. No caso a estação é proxima à sede da empresa patrocinadora.

  14. Uma dúvida: após a estação de Dela Castilho / Nova América, as demais estações receberão o nome ao final como área de risco ou bala perdida, ficando por exemplo assim:
    Engenho da Rainha/área de risco ou Engenho da Rainha/bala perdida??

  15. O METRO-RIO é uma VERGONHA! Nas grandes capitais mundiais (Londres é uma delas) vê-se o nome das estações exibido em faixa contínua ao longo das paredes.
    No famigerado METRO-RIO as placas com nomes das estações ficam tão distantes entre si que é comum ver passageiros praticando malabarismo dentro dos vagões para descobrir onde está.
    Quem nunca viu ou ouviu alguém desesperado perguntando ao vento: é a Carioca? é a Carioca? é o Estácio? é a Central?
    Provocar torcicolo nos passageiros deve ser motivo de risos e apostas entre os irresponsáveis que administram porcamente o METRO-RIO.
    Antes de implantar este mi-mi-mi de nome dos bairros, ou ainda que junto com o mi-mi-mi, tomem vergonha e multipliquem as placas com nome das estações. A população Carioca e os que vem de fora agradecem!

    • Temos Siqueira Canpos e Cardeal Arcoverde que também ficam em Copacabana. Aí vão descer em Copacabana na Cantagalo e andar quilômetros até o Copacabana Palace? De todas as estações do bairro, essa é a mais distante do que se espera encontrar em Copacabana. Fora que ela também dá acesso a Lagoa descendo pelo corte de Cabtagalo. Aliás, tá aí o motivo pra ela se chamar Cantagalo. Vou parar por aqui por que vc já deve estar me detestando por eu ter escrito Cantagalo tantas vezes. ENFIM, ACHO QUE NÃO É NEM CANTAGALO COPACABANA, É SÓ CANTAGALO MESMO.

  16. A “mudança” poderia ser apenas um texto acrescentada à voz . ” Próxima estação M, acesso aos bairros … saída pelo lado …”
    Vamos aguardar pra ver o que vai dar. $$$

  17. São Conrado também deveria ter Rocinha, Praça Onze/Cidade Nova (com a possível renomeação da atual estação Cidade Nova para Prefeitura/Cidade Nova) bem como a mudança ser ampliada também para a Linha 2 como Triagem/Benfica, dentre outras. Caso contrário, vai ficar ainda mais explícito que se trata de uma mudança que visa atender somente aos lugares com maior apelo turístico.

  18. Estas alterações são fruto de pesquisas que a Metrô Rio fez desde o início do ano. Boa parte da população que utiliza transporte público não se sentem confiável na utilização de um meio que se transporta se ver por onde estão indo e o nome das estações como era também não diziam muito a respeito de ponto de referência.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui