MetrôRio começa a distribuir máscaras de proteção aos passageiros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/MetrôRio

A partir desta quinta-feira (04/06), como forma de tentar combater a proliferação do Coronavírus no Rio de Janeiro, o MetrôRio disponibilizará máscaras em todas as estações das linhas 1, 2 e 4 da concessionária. Ao todo, serão distribuídas 1 milhão de unidades do equipamento de proteção aos usuários. A iniciativa acontece em parceria com o Itaú, através do projeto ”Todos pela Saúde”, criado pelo banco para enfrentar a doença.

Desde o dia 23/03, o uso de máscara é obrigatório na cidade do Rio de Janeiro nas ruas, estabelecimentos comerciais, meios de transportes e demais áreas públicas.

”A parceria com o Todos Pela Saúde representa, além de tudo, uma ação de conscientização sobre a importância do uso de máscara no transporte público, a fim de evitar a disseminação da Covid-19. Temos notado que a maioria dos clientes do MetrôRio já utiliza a proteção. Com a distribuição de uma peça adicional, estaremos incentivando ainda mais este bom hábito”, diz Simone Pfeil, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social do MetrôRio.

As máscaras doadas são de pano e podem ser reutilizadas após a lavagem. As peças serão distribuídas nas estações, durante vários dias e em horários diferentes, até o término do estoque. Segundo Gonzalo Vecina Neto, fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e integrante do grupo de especialistas do Todos pela Saúde, é importante ressaltar que as máscaras reutilizáveis são de uso individual, mesmo depois de higienizadas. Vecina reforça, ainda, que as pessoas devem evitar sair às ruas, fazendo isso apenas em caso de real necessidade.

Advertisement

”Nossa intenção ao doar as máscaras é ajudar a proteger trabalhadores e usuários dos serviços essenciais. Eu uso máscara e te protejo, você usa máscara e me protege – assim nos protegemos”. Ele lembra ainda que o uso de máscaras não substitui a necessidade do isolamento social. “Ficar em casa ainda é a melhor forma de deter a velocidade de crescimento da pandemia”, finaliza.

Outras medidas preventivas adotadas pelo MetrôRio

Desde o início das medidas de isolamento social, o MetrôRio vem implementando diversas ações para combater a disseminação do coronavírus e promover a segurança dos funcionários e passageiros que acessam o sistema. Entre as principais medidas está a criação de um novo protocolo de limpeza, com profissionais atuando embarcados nas composições, limpando, também durante as viagens, as áreas comuns no interior dos trens com álcool em gel e produto bactericida.

Outra medida é a sanitização de composições e estações com quaternário de amônio, que ataca e mata bactérias e vírus após a aplicação. O produto é aplicado com um equipamento nebulizador, que espalha micropartículas através de uma névoa, potencializando sua cobertura. Os passageiros e colaboradores contam, ainda, com álcool em gel nas estações.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MetrôRio começa a distribuir máscaras de proteção aos passageiros
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui