‘Meu Primeiro Festival’ acontece no Passeio Público, no Centro do Rio, em maio

Festival de música infantil terá shows e oficinas com programação gratuita para a criançada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Renato Mangolin

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, o Meu Primeiro Festival, um festival de música para crianças, estará de volta ao Passeio Público, no Centro do Rio, em sua segunda edição. Com programação gratuita, o evento tem o público infantil como protagonista e a música é o que dá o tom aos shows, oficinas, cortejos e intervenções, divididas em três dias de festival.

Além disso, o evento conta com instalações interativas, mais de 20 food trucks e food bikes, cenografia voltada para sustentabilidade e acessibilidade. A expectativa é de receber cerca de 18 mil pessoas. 

“Estamos imensamente felizes por retornarmos ao Passeio Público e presentearmos as famílias cariocas com a segunda edição do Meu Primeiro Festival. Somente com a união de grandes patrocinadores, por meio das leis federal, estadual e municipal de apoio à cultura, foi possível viabilizar esta programação incrível, com toda estrutura necessária para receber os pequenos e suas famílias. Os conceitos fundamentais do Meu Primeiro Festival – qualidade, acessibilidade e sustentabilidade -, são compartilhados por todos os nossos parceiros e fornecedores, gerando o clima de um verdadeiro “picnic no parque” com muita música e atividades de arte-educação. As crianças são o futuro, e o nosso futuro é com cultura!”, afirma Steffen Dauelsberg, organizador do Meu Primeiro Festival.

Os portões se abrirão sempre às 10h da manhã para que, logo cedo, os pequenos possam aproveitar o dia no parque com uma programação toda pensada para a infância e suas descobertas. Durante o evento, eles terão a oportunidade de escutar as apresentações musicais de diferentes estilos. Entre as atrações, está o espetáculo musical da cantora e compositora Bia Bedran e a Banda Cabeça de Vento, além de orquestras, bloquinhos de carnaval com cortejo do Céu na Terra e Boi Roncador, show da Companhia de Aruanda, que é formada por jovens jongueiros da Serrinha, Farra de Brinquedos com Pedro Miranda e, ainda, Hamilton de Holanda, que preparou uma apresentação exclusiva para o Festival.

Advertisement

Serão mais de 50 oficinas acontecendo durante todos os dias, com teatro, musicalização, marionete, dança, circo e muitas brincadeiras. Entre elas estão as cantigas de roda, brincadeiras de circo, construção de brinquedos e danças populares com o Instituto de Arte Tear, na sexta-feira, dia 13/05.

Já no sábado (14/05), a criançada poderá se divertir com artes plásticas, teatro, música, culinária, expressão corporal, literatura e pesquisa com a Oficina Tabladinho, que atua há 60 anos com educação infantil. Tudo isso, além da oficina de percussão com o Bloco do Sargento Pimenta e de musicalização e construção de burrinhas com a galera do Boi Roncador.

O domingo (15/05) segue com uma programação recheada de arte como as oficinas de marionete do Mr Bruno, atividades circenses com o Circo Místico e música com o Farra de Brinquedos. Em todos os dias o Sonori EcoParque fará exposições únicas e itinerantes criadas para experiências artísticas interativas, intuitivas e ecológicas no Meu Primeiro Festival. Para participar, serão disponibilizadas 50% das vagas pelo site e as outras 50% ficam disponíveis no próprio local do evento.  

O Meu Primeiro Festival é apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Enel, patrocinado por Eletrobrás Furnas e Repsol Sinopec. Apoiado por PwC Brasil, Beep Saúde e Windsor Hoteis. Tem o apoio institucional da Folguedo, Tabladinho, Fundação Parques e Jardins e Rio Evento. É produzido pela Dellarte Soluções Culturais e realizado pelo Instituto Dellarte, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal Pátria Amada Brasil.

  • Serviço:
  • Meu Primeiro Festival
    Data: 13, 14 e 15 de maio
    Horário: 10h às 18h
    Local: Passeio Público do Rio de Janeiro
  • Entrada gratuita
  • Endereço: Rua do Passeio, Centro do Rio 

Confira a programação completa:

Sexta, 13 de maio – 10h às 18h:
Bia Bedran, Céu na Terra, Circo do Macaco Prego, Cyclophonica, Mr Bruno, Orquestra Sinfônica Mariuccia Lacovino, oficinas e apresentações do Sonori EcoParque. *Programação sujeita a alteração.

Sábado, 14 de maio – 10h às 18h:
Bloquitcho de Carná, Companhia de Aruanda, Cortejo do Boi Roncador, Cyclophonica, Hamilton de Holanda, Histórias de Brincar, Mamulengo Flor Mimosa, Sargento Pimenta Little Be. *Programação sujeita a alteração.

Domingo, 15 de maio (Dia Internacional da Família pela ONU) – 10h às 18h: 

Banda de Palhaços, Bloquitcho de Carná, Cyclophonica, Farra dos Brinquedos, Mr Bruno, Olá de Novo, Orquestra Popular Tuhu, Virtual e as Crianças. *Programação sujeita a alteração.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Meu Primeiro Festival' acontece no Passeio Público, no Centro do Rio, em maio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 'Meu Primeiro Festival' acontece no Passeio Público, no Centro do Rio, em maio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui