Milícia fazia extração mineral ilegal em Santa Cruz

Uma força-tarefa flagrou extração mineral ilegal de saibro na Rua da Manga, a 1,5 quilômetro, em linha reta, da estação ferroviária de Tancredo Neves

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma operação conjunta envolvendo o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MP), Polícia Militar Ambiental, Inea e Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, com apoio de um helicóptero da Polícia Militar, deflagrou, nesta quinta-feira (11/11), uma ação para combater crimes ambientais em Santa Cruz, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

A força-tarefa flagrou extração mineral ilegal de saibro na Rua da Manga, a 1,5 quilômetro, em linha reta, da estação ferroviária de Tancredo Neves. No momento da operação, sete pessoas foram conduzidas à 36ª Delegacia Policial (Santa Cruz), onde prestaram esclarecimentos. No local, a prefeitura também apreendeu quatro escavadeiras hidráulicas e dois caminhões.

“Esta é mais uma ação de combate a crimes ambientais no Rio. Essa extração ilegal coloca em risco a saúde das pessoas do entorno. Era um dano ambiental que causou supressão de vegetação, movimentação de solo e corte de talude sem a qualquer orientação técnica e autorização dos órgãos ambientais competentes”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere.

Advertisement

A extração de saibro sem autorização dos órgãos ambientais competentes caracteriza prática ilícita, prevista no artigo 55 da Lei de Crimes Ambientais e no artigo 2° da Lei 8.176/9. A matéria-prima explorada pertence à União, e a extração constitui crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação, além de organização criminosa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Milícia fazia extração mineral ilegal em Santa Cruz
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui