Ministério da Saúde informa que no Brasil existem 21 casos confirmados da varíola dos macacos

No Rio existem cinco casos; apesar dessas confirmações, a doença não surgiu agora e não é motivo para pânico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Google

Nesta quarta-feira, (29/06), o Ministério da Saúde informou que no Brasil tem 21 casos confirmados de varíola dos macacos. 23 casos estão sendo investigados.

No Rio de Janeiro, segundo informações, existem cinco casos confirmados e que estão sendo tratados. O maior número de casos se concentra em São Paulo, com 14 confirmações.

Apesar dessas confirmações de casos, a doença não surgiu agora e não é motivo para pânico. Segundo o médico infectologista do Hospital Universitário de Brasúlia (UnB), André Bon, à Agência Brasil, “de maneira pouco frequente essa doença é grave. A maior gravidade foi observada em casos de surtos na África, onde a população tinha um percentual de pacientes desnutridos e uma população com HIV descontrolado bastante importante”.

A varíola dos macacos pode ser transmitida pelo contato com gotículas exaladas por alguém infectado (humano ou animal) ou pelo contato com as lesões na pele causadas pela doença ou por materiais contaminados, como roupas e lençóis, informa o Butantan. Uma medida para evitar a exposição ao vírus é a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ministério da Saúde informa que no Brasil existem 21 casos confirmados da varíola dos macacos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui