Ministério Público pede restauração de pista de atletismo ao lado da quadra do Salgueiro

Segundo o Ministério Público, área de lazer foi destruída para construção de um local anexo à sede da escola

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Alexandre Cassiano

O Ministério Público do Rio entrou com uma ação pedindo que a escola da samba Acadêmicos do Salgueiro, com sede localizada no Andaraí, na Zona Norte do Rio, restaure a pista de atletismo da Vila Olímpica Felinto Epitácio Maia, que foi destruída após uma obra feita no entorno da quadra da agremiação.

De acordo com o MP, a escola de samba construiu um anexo à quadra de forma irregular, comprometendo o a pista de atletismo, utilizada por moradores do bairro para a prática esportiva e atividades físicas.

A área de lazer ficava localizada em volta a sede da vermelho e branco do Andaraí, mas foi avariada pelas intervenções realizadas pela agremiação.

No entendimento do Ministério Público, a Acadêmicos do Salgueiro violou a legislação urbanística da cidade do Rio de Janeiro e o Termo de Permissão de Uso.

Advertisement

O documento firmado entre a agremiação e o poder público tinha como objetivo de garantir o desenvolvimento desportivo no bairro. Porém, o acordo foi rompido pela escola.

Agora, os promotores do MP pedem que a pista seja devidamente reformada pela escola de samba. Em nota, o Salgueiro afirmou que a obra foi feita pela gestão anterior.

Ainda segundo o texto assinado pelo presidente executivo da agremiação, André Vaz a atual diretoria vai tomar as providências necessárias para solucionar o problema.

Veja a íntegra da nota da Acadêmicos do Salgueiro:

“A demanda proposta pelo MPRJ questiona uma obra feita pela antiga diretoria executiva do Salgueiro, que se sobrepunha sobre parte da pista de atletismo.

A atual diretoria executiva do Salgueiro, assim que tomou posse em dezembro de 2018, adotou como primeira medida, a demolição da intervenção feita sobre a pista. A demolição, portanto, foi realizada pela própria agremiação.

Hoje, não há mais qualquer construção sobre a pista de atletismo, fato atestado por vistoria realizada pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

A nova diretoria do Salgueiro tem como uma das suas principais metas a revitalização total da Vila Olímpica, para que a mesma continue atendendo a comunidade, formando atletas e alcançando o seu fim maior perante a sociedade.

A revitalização da Vila Olímpica é um projeto apoiado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pelo Estado do Rio de Janeiro.

Importante dizer que, mesmo durante a pandemia, a Vila Olímpica vem atendendo a comunidade, com projetos autorizados, como a distribuição de cestas básicas para pessoas carentes.”

Em comunicado, o MP disse que “continua com a pretensão de que a pista de atletismo seja restaurada e devolvida para a prática de esportes e treinamento de atletas da comunidade”. Uma nova audiênica judicial foi marcada para o próximo dia 14 de junho. O Salgueiro, por sua vez, informou que pretende fazer a reativação do local:

“Hoje, não há mais qualquer construção sobre a pista de atletismo, fato atestado por vistoria realizada pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A nova diretoria do Salgueiro tem como uma das suas principais metas a revitalização total da Vila Olímpica, para que a mesma continue atendendo à comunidade, formando atletas e alcançando o seu fim maior perante à sociedade”, diz o texxto enviado pela agremiação.

Já a Prefeitura do Rio confirmou a demolição da construção irregular e disse que, de acordo com o termo assinado entre o município e a agremiação, cabe ao Salgueiro agora a revitalização do local.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ministério Público pede restauração de pista de atletismo ao lado da quadra do Salgueiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui