Ministério Público realiza nova investigação contra fraude imobiliária milionária

Dentro dos investigados está Felipe Bornier, ex-deputado federal e ex-secretário estadual. Está operação irá cumprir 16 mandados de busca e apreensão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Na manhã desta terça-feira, (19/04), o Ministério Público realizou a terceira fase da Operação Lázaro, que investiga uma seria de fraudes em cartórios de registro imobiliário na Baixada Fluminense. Desta vez, a operação vai cumprir 16 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de cometer uma fraude milionária envolvendo a compra e venda de um terreno do tamanho de 200 mil metros quadrados na Baixada Fluminense.

Entre os suspeitos estão o ex-deputado federal e ex-secretário estadual de Esportes Felipe Bornier e o tabelião Josemar Francisco, titular do cartório do 5º Ofício de Nova Iguaçu. No total, 9 pessoas já viraram rés na Justiça por crimes como associação criminosa, estelionato e falsidade ideológica.

Durante a operação, serão apreendidos livros cartorários, documentos, arquivos de computador, tablets e celulares dos investigados. A Justiça também determinou o afastamento do tabelião das suas funções no cartório, além do bloqueio das contas bancárias dos investigados.

Início da investigação

Advertisement

A investigação teve início quando o Ministério Público desconfiou que uma escritura de compra e venda do terreno era falsa. A escritura, que teria sido lavrada num cartório em Niterói, dizia que o terreno tinha sido comprado em 1983 e revendido em 2017 por uma pessoa que morreu em 2020. O cartório de Niterói, no entanto, informou ao MP que nunca registrou essa escritura.

A matrícula do terreno está no cartório do 5º Ofício de Nova Iguaçu. Na matrícula, além do tamanho e das suas características, deve constar todo o histórico de compra e venda de um imóvel. O MP pediu ao cartório a cópia da matrícula do terreno, mas o tabelião informou que o livro – que por lei é de guarda perpétua – tinha sido incinerado.

Ou seja: segundo o MP, o tabelião do cartório de Nova Iguaçu inseriu essas informações na matrícula do terreno de forma fraudulenta, de forma que a escritura de compra e venda é falsa. O MP descobriu, também, que depois disso o terreno foi novamente vendido, dessa vez para a empresa R2F Empreendimentos Imobiliários, cujos sócios são Felipe Bornier e duas irmãs dele, que também são rés no processo.

Ainda segundo as investigações, depois que a propriedade do terreno ficou com R2F, a empresa da família Bornier, o tabelião “comprou” dois imóveis dessa mesma empresa, por preços bem inferiores aos de mercado. Um apart-hotel de frente para a Praia da Barra da Tijuca e um sítio de 236 mil metros quadrados em Nova Iguaçu.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ministério Público realiza nova investigação contra fraude imobiliária milionária
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui