Ministro Luiz Fux salva Rio de Janeiro da lista de maus pagadores

Liminar concedida por Fux impede União de executar garantias contratuais junto ao Banco BNP Paribas e colocar RJ em lista de devedores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Palácio Guanabara / Foto: Reprodução

Uma liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (Conjur), Luiz Fux, salvou o Estado do Rio de Janeiro de ser colocado em uma lista de inadimplentes pelo não pagamento de um empréstimo no valor de R$ 4,5 bilhões que venceu em dezembro. A execução do empréstimo aconteceria no dia 15/01 e, caso ocorresse impactaria de forma muito negativa as finanças do Estado.

A medida impede a União de executar as garantias do contrato de empréstimo celebrado junto ao Banco BNP Paribas. A decisão de Luiz Fux atende a uma solicitação da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. A liminar assegurou ainda a manutenção do Estado do Rio sob o Regime de Recuperação Fiscal, situação estabelecida por outra decisão de Luiz Fux.

A liminar pode ser ratificada através da sanção do presidente  Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei Complementar (PLP 101), que institui o novo Regime de Recuperação fiscal. Nesse caso, dividas como a deste empréstimo passariam a ter validade de 10 anos.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ministro Luiz Fux salva Rio de Janeiro da lista de maus pagadores
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui