Missa em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade, reforça pedido por força e perseverança

Para evitar aglomerações e permitir que mais fiéis participassem das orações, a cerimônia foi transmitida pela internet

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio

Nesta quinta-feira (20/01), aconteceu a tradicional Missa da Cidade, no Santuário Basílica de São Sebastião (Igreja dos Capuchinhos), na Tijuca. A celebração, que faz parte das homenagens ao santo, padroeiro do Rio, foi conduzida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal dom Orani Tempesta, e contou com a presença do prefeito Eduardo Paes.

Para evitar aglomerações e permitir que mais fiéis participassem das orações, a cerimônia foi transmitida pela internet. Durante a missa, o prefeito renovou seus votos para a cidade e falou que, mesmo diante das dificuldades, é preciso manter a perseverança e a fé.

Quero manifestar minha satisfação de poder voltar a essa igreja numa data tão especial, dia do padroeiro da nossa cidade, como prefeito cristão e católico. Acho que todos nós aqui prestamos muita atenção nas palavras de dom Orani, quando faz referência à força, à perseverança, à resiliência e à fé de São Sebastião, para superarmos as dificuldades. O mundo passa por um momento complicado. A nossa cidade enfrenta dificuldades, mas tenho certeza que o povo, inspirado pelo seu padroeiro, vai perseverar, continuar com fé e superar. Viva o Rio de Janeiro e seu padroeiro, viva São Sebastião“, disse.

Na homilia, Dom Orani reforçou a importância da fé e destacou a força de São Sebastião, que serve de exemplo para todos os cariocas. Ele pediu ainda que as pessoas sejam mais tolerantes, apesar das diversidades.

Na palavra de Deus hoje, essa fé em São Sebastião, percebemos que o mundo, a nossa cidade, o nosso estado necessitam de homens e mulheres convictos, que vivem a sua fé, que não sejam intolerantes e passem pelo mundo fazendo o bem. Mesmo levando flechada, que apareçam situações difíceis para cada um de nós, pela mesma força de São Sebastião, vamos continuar nossa caminhada. O mundo necessita de homens e mulheres fortes. Porque mesmo flechados e com dificuldades, muitas vezes condenados à morte, como foi São Sebastião, não desanimamos e damos razão à nossa fé. Porque encontramos a pérola da nossa vida em Jesus Cristo“, afirmou o arcebispo do Rio.

Quem foi São Sebastião

São Sebastião foi um leigo e soldado cristão, nascido em Milão, na Itália, por volta do século III, embora haja versões de que tenha nascido em Narbonne, na França.

Nas fileiras romanas, São Sebastião chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano. Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Denunciado por isso, foi condenado à morte. Amarrado a um tronco, foi atingido por flechas, mas se salvou.

Recuperado, demonstrou coragem e se apresentou novamente ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos e o acusando de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte, em 20 de janeiro de 288.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Missa em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade, reforça pedido por força e perseverança

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui