Mobilidade Urbana em discussão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Imagem_Artigo

Com a proximidade das eleições municipais, o Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, organização social que se reúne semanalmente toda sexta-feira no Clube de Engenharia do Brasil há 5 anos para discutir e ouvir a sociedade civil sobre temas de mobilidade e seus modais, além de desenvolver diagnósticos e debates técnicos sobre as políticas públicas deste setor, planeja para 2016 um amplo debate na sede do Clube de Engenharia, em parceria com a Divisão Técnica de Transporte e Logística (DTRL) sobre o programa dos partidos políticos para a área de transportes.

Como organização sem fins lucrativos e sem vínculo político/partidário, o Fórum de Mobilidade Urbana, na condição de elo entre a sociedade civil e poder público, pauta o debate sob o aspecto técnico que deve orientar as políticas públicas. A previsão de realizar este evento com os partidos políticos tem a pretensão de antecipar a discussão sobre a mobilidade urbana não apenas da cidade do Rio de Janeiro como de toda a região metropolitana, considerando o fluxo de pessoas que circulam diariamente entre os municípios da região e que as intervenções, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, devam ter uma articulação com a região metropolitana, pois todos os modais deveriam estar plenamente integrados e não competindo entre si.

É Interessa do Fórum de Mobilidade ouvir os partidos com candidatos majoritáiros

E por ser tratar de eleições municipais, é de interesse do Fórum de Mobilidade ouvir os partidos políticos que terão candidaturas majoritárias. O transporte público, e principalmente o transporte de massa, leia-se metrô, ainda é um grande desafio para ser enfrentado pela administração pública estadual e pelos municípios da região metropolitana.

Advertisement

A Linha 3 do Metrô, ligando São Gonçalo a Estação da Carioca, no Rio, é um dos maiores desafios que por ora vem sendo adiado, justo neste trecho que deveria ser o prioritário, considerando questões sociais e econômicas da população que será diretamente afetada.

Antecipar esse debate é proporcionar um confronto de ideias e a avaliação das políticas públicas que estão sendo fomentadas, de maneira que à opinião pública tenha tempo suficiente para participar da discussão e julgá-las.

Este evento ainda não tem uma data confirmada, mas já vem sendo discutido há meses e entrará na pauta do Fórum para ser realizado no início do primeiro semestre de 2016. A discussão será iniciada e concluída sempre na alçada das políticas públicas sob um olhar técnico, sem que haja tendência para essa ou aquela corrente política.

O amadorismo na administração pública tem se alastrado de maneira avassaladora

O amadorismo na administração pública tem se alastrado de maneira avassaladora. Há importantes quadros técnicos na administração pública brasileira, mas, infelizmente, sempre vencem as decisões políticas em que muitas vezes atropelam o posicionamento dos especialistas.

A participação dos cidadãos sempre será oportuna, para que estejam em alerta, sobre a sintonia entre promessas e realidade.

O tempo perdido no trânsito por milhares de trabalhadores, todos os dias, geram prejuízos à saúde das pessoas, ao meio-ambiente e a economia da região, portanto, há de se dar eco a este tema, sem o calor das campanhas eleitorais, que muitas vezes, pela sofisticação das películas que vão ao ar, criam um Mundo que não é a nossa realidade.

Este será o século das cidades e precisamos nos engajar nestas discussões, porque não há mais tempo a perder.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mobilidade Urbana em discussão
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui