Criatividade, inovação e consciência ambiental estão no centro dos designs das marcas cariocas que participam do Awake, evento inédito realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), durante a Semana de Moda de Milão. O evento, que começa nesta segunda-feira (18) e vai até o dia 20 de setembro, tem como objetivo impulsionar a moda sustentável brasileira no mercado internacional.
A ApexBrasil selecionou 20 marcas brasileiras de todas as regiões do país para participar do evento, que ocorre em um dos maiores palcos da moda mundial. Segundo a agência, a iniciativa visa expandir as discussões sobre consumo consciente e promover o crescimento sustentável das empresas brasileiras, além de posicionar o Brasil como um líder mundial em moda sustentável.
Com quase 200 anos de história no Brasil, a indústria têxtil é uma parte significativa da economia nacional e uma grande geradora de emprego e renda. As exportações do setor atingiram US$ 956 milhões em 2023, com os principais destinos sendo a América do Sul (responsável por 75% das importações brasileiras de têxteis e confecção), seguida pela Europa (8%) e América do Norte (7,8%).
Marcas cariocas representadas em Milão:
Lahara Brand (Rio de Janeiro)
Focada em moda praia, a Lahara Brand segue os princípios do slow fashion, priorizando parcerias com fornecedores locais e o uso de materiais ecologicamente corretos.
Min RJ (Rio de Janeiro)
Com um design minimalista, a Min RJ se destaca por criar roupas com materiais naturais certificados, garantindo os mais altos padrões de sustentabilidade.
The Paradise (Rio de Janeiro)
Adotando uma estética maximalista, a The Paradise promove a diversidade e a sustentabilidade, com coleções que utilizam materiais de origem controlada e um design responsável.