Momentos Históricos do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por do Sol na Barra por Olivio Duarte A Veja Rio desta semana fez uma matéria que toda mídia carioca deveria se basear, em vez de contar histórias que denigrem a imagem e auto-estima de nossa cidade, trouxeram 80 momentos que marcaram a nossa cidade. Veja alguns exemplos:

  • Em 25 de setembro de 1893, uma bala de canhão do encouraçado Aquidabã, em ação durante a Revolta da Armada, atingiu em cheio o alto da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, provocando a queda de uma imagem da santa de mármore de uma altura de 25 metros. Apesar do impacto, a escultura sofreu danos leves. Tanto a santa quanto a bala de canhão (conservada em um nicho da parede) ainda estão lá para contar a história.
  • Em 1955, os irmãos Milton, Jaime e João Ponce começaram a produzir e vender biscoitos de polvilho na padaria Globo, em Botafogo. O biscoito Globo, como ficou conhecido, virou sucesso ao ser vendido por ambulantes nas praias e tornou-se um símbolo da cidade. A padaria deu lugar a um prédio residencial.
  • O primeiro clube de futebol da cidade, o Fluminense, foi fundado no palacete de Horácio da Costa Santos no dia 21 de julho de 1902, durante um encontro de vinte jovens de conhecidas famílias da sociedade carioca.
  • ator e ex-astro do futebol americano Mike Henry veio ao Rio em 1966 para filmar Tarzan e o Grande Rio. Uma cena-chave da aventura acontecia no zoológico da Quinta da Boa Vista, onde o professor interpretado por Paulo Gracindo, grande amigo de Tarzan, é assassinado pela tribo dos homens-leopardo. O herói então vai correndo até a Amazônia em busca de vingança. Num intervalo das filmagens em São Cristóvão, Henry dava autógrafos a crianças quando uma vaca se soltou e avançou em sua direção. Foi uma decepção para o público mirim e virou piada na cidade o dia em que Tarzan correu da vaca. 

E tem muito mais no site da Veja Rio, na verdade, mais 76 causos. Parabéns a Livia Durst que fez este excelente trabalho.

A foto, que pode não ser de um momento histórico mas é de uma beleza para entrar na história, mostra o Pôr do Sol na Barra da Tijuca. Retirei do Flickr de Olivio Duarte, que tem outras fotos lindas.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Momentos Históricos do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui