Por do Sol na Barra por Olivio Duarte A Veja Rio desta semana fez uma matéria que toda mídia carioca deveria se basear, em vez de contar histórias que denigrem a imagem e auto-estima de nossa cidade, trouxeram 80 momentos que marcaram a nossa cidade. Veja alguns exemplos:

  • Em 25 de setembro de 1893, uma bala de canhão do encouraçado Aquidabã, em ação durante a Revolta da Armada, atingiu em cheio o alto da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, provocando a queda de uma imagem da santa de mármore de uma altura de 25 metros. Apesar do impacto, a escultura sofreu danos leves. Tanto a santa quanto a bala de canhão (conservada em um nicho da parede) ainda estão lá para contar a história.
  • Em 1955, os irmãos Milton, Jaime e João Ponce começaram a produzir e vender biscoitos de polvilho na padaria Globo, em Botafogo. O biscoito Globo, como ficou conhecido, virou sucesso ao ser vendido por ambulantes nas praias e tornou-se um símbolo da cidade. A padaria deu lugar a um prédio residencial.
  • O primeiro clube de futebol da cidade, o Fluminense, foi fundado no palacete de Horácio da Costa Santos no dia 21 de julho de 1902, durante um encontro de vinte jovens de conhecidas famílias da sociedade carioca.
  • ator e ex-astro do futebol americano Mike Henry veio ao Rio em 1966 para filmar Tarzan e o Grande Rio. Uma cena-chave da aventura acontecia no zoológico da Quinta da Boa Vista, onde o professor interpretado por Paulo Gracindo, grande amigo de Tarzan, é assassinado pela tribo dos homens-leopardo. O herói então vai correndo até a Amazônia em busca de vingança. Num intervalo das filmagens em São Cristóvão, Henry dava autógrafos a crianças quando uma vaca se soltou e avançou em sua direção. Foi uma decepção para o público mirim e virou piada na cidade o dia em que Tarzan correu da vaca. 

E tem muito mais no site da Veja Rio, na verdade, mais 76 causos. Parabéns a Livia Durst que fez este excelente trabalho.

A foto, que pode não ser de um momento histórico mas é de uma beleza para entrar na história, mostra o Pôr do Sol na Barra da Tijuca. Retirei do Flickr de Olivio Duarte, que tem outras fotos lindas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui