Monumento em Botafogo gera polêmica por ‘obstruir’ paisagem de cartões postais do Rio

O Ministério Público Federal entrou com uma ação pedindo a paralização da obra. Polêmica ganhou força quando o Iphan emitiu dois pareceres conflitantes sobre o tema

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Zo Guimaraes/Folhapress

O Monumento em Memória às Vítimas do Holocausto, no Morro do Pasmado, em Botafogo, Zona Sul, tem causado polêmica. O obelisco de 19,8 metros de altura fica próximo ao Pão de Açúcar e pode ser visto da enseada de Botafogo, por exemplo. Por isso, existe um debate sobre o monumento interferir na paisagem carioca.

A discussão ganha força porque, em 2012, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concedeu status de patrimônio mundial a alguns locais do Rio de Janeiro, sob o título de “paisagens cariocas, entre a montanha e o mar”. Além disso, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) emitiu pareceres conflitantes sobre o tema.

Em novembro de 2017, o órgão emitiu um primeiro parecer afirmando que para implantação do Memorial seria necessária a remoção completa da vegetação existente no Mirante do Pasmado. Dizia ainda que, ao Iphan, a proposta parecia desprovida de coerência com o objetivo de valorização das paisagens cariocas reconhecidas como Patrimônio Mundial pela Unesco.

No entanto, onze meses depois, um novo parecer trazia informações diferentes, afirmando que “o Morro do Pasmado não é item componente das paisagens cariocas, entre a montanha e o mar, estando localizado na zona de amortecimento do bem Patrimônio Mundial“, portanto, não seria uma área tombada.

Advertisement

A diferença entre os pareceres deu força à polêmica sobre a legalidade da obra e impulsionou as discussões dos cariocas, que argumentam que o monumento obstrui a paisagem de cartões postais de grande importância, como a vista do Morro da Urca, por exemplo.

O Morro do Pasmado, onde fica o monumento, está localizado entre os morros do Pão de Açúcar e do Corcovado. Isso significa que ele está na chamada zona de amortecimento do patrimônio mundial, ou seja, ao redor da área protegida.

Ação do Ministério Público Federal

No último dia 13, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública, com pedido de liminar, contra a Associação Cultural Memorial do Holocausto, para que sejam interrompidas as obras. Apesar de o monumento já ter sido inaugurado em dezembro de 2020, as obras de conclusão das instalações internas do prédio ainda estão em andamento.

Na ação, o MPF pede que a associação deixe “de realizar qualquer ato concreto de construção, vertical ou horizontal, no solo ou subsolo do mirante, até a sentença final”. Argumenta ainda que o pedido de urgência é necessário pois “a construção do memorial está em ritmo acelerado e pode causar um dano irreversível ou de difícil reversão a bem tombado e protegido culturalmente por organismos internacionais”.

O empresário Alberto Klein, Presidente da Associação Cultural Memorial do Holocausto, se disse surpreso com a inciativa, já que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o MPF, determinou obras de acessibilidade no monumento. Klein disse ainda que tem as licenças, “de todos os órgãos competentes, inclusive do Iphan” para a execução da obra.

Na última quinta-feira (23/09), a juíza Sandra Meirim Chalu Barbosa de Campos, da 29ª Vara Federal, decidiu só se manifestar sobre o pedido de liminar após ouvir a associação. Ela também determinou a inclusão da União como parte interessada no litígio. Enquanto isso, a obra segue normalmente.

O projeto de construção do Memorial do Holocausto compreende uma base, composta por auditório, café e salas de exposição a serem construídos no subsolo, e, acima da superfície, uma coluna (um totem ou obelisco) de cerca de 20 metros de altura.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Monumento em Botafogo gera polêmica por ‘obstruir’ paisagem de cartões postais do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui