Monumento em memória às vítimas do Holocausto é inaugurado pela Prefeitura em Botafogo

Inauguração aconteceu neste domingo (13), no Morro do Pasmado, e contou com a presença de Crivella, Cláudio Castro e Luiz Fux

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Prefeito Marcelo Crivella na inauguração do monumento - Foto: Núcleo de Imagens/Prefeitura do Rio

Foi inaugurado pela Prefeitura do Rio, na manhã deste domingo (13), no Morro do Pasmado, em Botafogo, na Zona Sul, um monumento em memória às vítimas do Holocausto. O local é uma parceria do Poder Executivo Municipal com a Associação Cultural Memorial do Holocausto e a iniciativa privada.

O evento contou com a presença do prefeito Marcelo Crivella, do governador em exercício do RJ, Cláudio Castro, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley.

Durante os discursos de inauguração, bateu-se na tecla da extrema importância de não deixar que a morte de milhões de pessoas, vista como um bruto lamentável exemplo extremo de intolerância, seja esquecia e volte a acontecer.

”Nesse memorial, cada visitante vai testemunhar e sentir na alma o sofrimento dos inocentes e aprender uma lição de que na vida é preciso vigiar o passado, porque ele sempre volta, se a gente se descuidar”, disse Crivella.

Advertisement

Já Cláudio Castro, destacou a importância de recuperação do diálogo, para que esses exemplos não mais aconteçam.

”A inauguração desse monumento passa uma importante mensagem de respeito, amor e tolerância que é fundamental para a sociedade atual. Esse discurso de polarização, que é visto no mundo inteiro, principalmente na internet, gera ódio. E a história mostra onde isso pode chegar. Temos que recuperar a capacidade do diálogo”, disse Castro.

Presidente da Associação Cultural Memorial do Holocausto, Alberto Klein ressaltou que o intuito do local como um espaço de reflexão para todos: ”O memorial não é só para o povo judeu, e sim para toda a sociedade.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Monumento em memória às vítimas do Holocausto é inaugurado pela Prefeitura em Botafogo
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Nenhuma homenagem aos índios que sofreram um holocaus aqui.
    Mas o holocausto judeu, sim, vira monumento no alto do Morro do Pasmado, descaracterizanso o local, que praticamente foi privatizado, depois de muito lobby da comunidade.

  2. Parabéns e toda solidariedade e fraternidade à comunidade judaica carioca e brasileira.
    Não autorizem esses pseudos profetas a utilizarem os símbolos gratos aos Judeus do mundo inteiro de todos os tempos, e q hj lançam mãos dos mesmos em nome de um je$u$, particular (lavagem de dinheiro, TV Record, banco Renner, mansões no exterior (assim têm endereços que os consideram investidores estrangeiros), são mto canalhas e se dizem homens de Deus. Acredite quem quiser, o dízimo vai para os seus templos (mansões) e as viúvas e órfãos (a quem dizem que o que sobra e aplicado no investmento em salvação eterna). Sai fora dessa seu otário…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui