Monumentos históricos da Praça XV recebem ação de limpeza

Iniciativa está sendo realizada pela Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Secretaria de Conservação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/ Diario do Rio

Ícones históricos do Centro do Rio, estão recebendo uma ação de higienização para ficarem novinhos em folha. Em contato com o DIÁRIO DO RIO, a Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Secretaria de Conservação, informou que iniciou este mês a limpeza na estátua do General Osório e do Chafariz do Mestre Valentim, localizados na Praça XV, no Centro. As esculturas de Dom João VI, João Candido e a de Tiradentes também serão contempladas pela iniciativa.

Os monumentos ajudam a contar um pouco da história da cidade, que em setembro comemora o bicentenário da independência do Brasil. O trabalho está previsto para terminar na próxima semana.

Um dos mais importantes monumentos da cidade do Rio de Janeiro, o monumento em homenagem ao General Osório foi inaugurado em 1894. Feita pelo escultor mexicano Rodolfo Bernardelli, a obra equestre simboliza um dos mais consagradas figuras da história do Exército Brasileiro.

O Chafariz do Mestre Valentim foi concebido em 1789, a pedido Vice-Rei do Brasil, D. Luis de Vasconcelos, a beira-mar. Sua função era abastecer de água os navios que chegavam a cidade.

Advertisement

O monumento equestre de Dom João VI, posicionada para o mar, foi um presente de Portugal durante a comemoração dos quatrocentos anos da cidade do Rio de Janeiro que há um pouco mais de um século recebeu a família imperial.

Já a estátua do marinheiro negro João Cândido Felisberto, líder da Revolta da Chibata foi doado à cidade pela Secretaria Especial de Igualdade Racial em homenagem ao Almirante Negro. O monumento foi instalado em 12 de novembro de 2007 no Museu do Catete e somente em 2008 foi instalado definitivamente na Praça XV, local que marca a Revolta das Chibatas.

O obra em alusão a Tiradentes fica em frente a atual sede da Assembleia Legislativa do RJ e relembra Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político nascido no então Estado do Brasil, ainda uma colônia portuguesa, que atuou nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Monumentos históricos da Praça XV recebem ação de limpeza
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui