Morador de Copacabana planta orquídeas e ajuda a embelezar o bairro

Tony Teixeira, que é presidente da Associação de Moradores de Copacabana, desenvolveu paixão por orquídeas através de sua mãe e, desde 2019, cultiva a referida planta em diversos pontos do bairro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Tony Teixeira e uma das orquídeas em Copacabana
Tony Teixeira e uma das orquídeas em Copacabana - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Quem passa por Copacabana já deve ter notado em alguns pontos do famosíssimo bairro a existência de exuberantes orquídeas. Pois bem, trata-se de um trabalho realizado há cerca de 2 anos por Tony Teixeira, presidente da associação de moradores local (AMACOPA).

O projeto teve início na Praça Serzedelo Corrêa através de doações de orquídeas sem flores de moradores e também do Supermercado Zona Sul. Na ocasião, foram plantadas, ao todo, mais de 200 mudas da referida planta, com no mínimo 100 tendo vingado e integrando até hoje o orquidário existente na região. O trabalho, é importante mencionar, contou com ajuda de Luís Carlos, morador dos arredores da praça.

tony teixeira luis carlos Morador de Copacabana planta orquídeas e ajuda a embelezar o bairro
Tony Teixeira e Luís Carlos com orquídea ao fundo – Foto: Américo Medeiros

E a maior inspiração para Tony dar início ao projeto, além do seu próprio gosto pessoal, foi sua mãe, Magdalena, que, segundo ele, era apaixonada por flores. ”Eu tinha 22 anos quando ela faleceu. Plantar, para mim, além de eu gostar, serve para matar as saudades dela”, diz Teixeira.

A praticidade da iniciativa também é algo destacado pelo presidente da AMACOPA. Ele ressalta que o trabalho, além de embelezar o bairro, não requer uma grande manutenção, ficando basicamente a cargo da própria natureza essa ”responsabilidade”.

Advertisement

”Em meio ao abandono e deterioração das praças, tive essa ideia para ser uma oportunidade de Copacabana ter uma espécie de ‘jardim suspenso’ sem necessidade de grande manutenção. Uma ideia simples e que ajuda a florir a cidade”, explicou Tony.

tony teixeira Morador de Copacabana planta orquídeas e ajuda a embelezar o bairro
Tony Teixeira com orquídea – Foto: Américo Medeiros

Vale ressaltar que, além da Serzedelo Corrêa, a iniciativa, representada na internet pela hashtag #RioDeOrquídeas, foi implementada em Copacabana também na Praça do Lido, no Parque Municipal Peter Pan e na Rua Dias da Rocha, além das praças Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e Santos Dumont, na Gávea.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morador de Copacabana planta orquídeas e ajuda a embelezar o bairro
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui