Morador de prédio de luxo é preso por furto de energia no Recreio

A prisão foi efetuada após inspeções da Light na Zona Oeste do Rio de Janeiro, com apoio da Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O morador de um prédio no Recreio dos Bandeirantes foi preso em flagrante por furto de energia. A prisão foi efetuada após inspeções da Light na Zona Oeste do Rio de Janeiro, com apoio da Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD).

A fraude foi confirmada por perito do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). A residência estava sem o medidor de energia, conectada diretamente na rede elétrica da Light, fazendo com que o consumo não fosse registrado. A fraude, além de ilegal, fazia com que as instalações do apartamento não ficassem conectadas ao disjuntor, o que poderia gerar um curto-circuito no sistema elétrico do prédio.

A Light atua diariamente no combate ao furto de energia com o seu programa de inspeções e regularizações. A companhia atua em parceria com o poder público e empresas parcerias prestadoras de serviço para coibir essa prática, que é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de prisão. O furto prejudica a qualidade da prestação do fornecimento de energia para a população do entorno, além de representar um custo a mais – rateados por todos os consumidores – na fatura.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morador de prédio de luxo é preso por furto de energia no Recreio
Advertisement

29 COMENTÁRIOS

  1. O cara faz gato e e preso a light pega o prejuí zo e faz um rateio nas contas das pessoas que são honestas me diz quem e o ladrão o cara que fez um gato o a light que cobra da pessoa um valor individo

  2. Se entrar na favela vai preso todo o mundo, entre eles muitas empresas que preferem operar na favela porque no paga luz nem água. Xiiii, espera, que na favela não podem entrar porque o “dono” não autoriza. Mas aí faz o estardalhaço com um cara do Recreio. Imprensa miserável.

  3. O ponto a ser discutido é: O certo é certo e o Errado é errado.
    Se o ato cometido é errado, há de haver punição, não importando a classe social.
    Precisamos perder esse hábito de buscar justificativas para agir de forma errada.
    Os incoformados que tomem as devidas iniciativas pelas canais competentes e parem de fazer criticas para as iniciativas basiadas na Lei.

  4. A discussão deveria ser outra: porque o custo da energia elétrica é tão alto no Brasil? Porquê não há investimentos para reduzir custos e melhorar o serviço de distribuição? Porque a demora, a lentidão para massificar o uso da energia solar que é mais barata e abundante em países tropicais como aqui? Numa casa pobre normalmente o sistema é bivolt onde o custo é maior e numa casa rica e multifases que tem custo menor. Porquê isso? Não há razão pra massacrar mais ainda os pobres. Os que pagam energia sem os “gatos” sabem o quanto, todo o mês, essa conta tira do orçamento, o quanto se deixa de comer, pra pagar a Luz. É literalmente um ‘roubo’! Não é o pobre que NÃO PAGA A LUZ DENTRO DAS COMUNIDADES o culpado por esse “roubo”. Precisamos parar de nos colocarmos no lugar que NÃO NOS PERTENCE!

  5. A discussão deveria ser outra: porque o custo da energia elétrica é tão alto no Brasil? Porquê não há investimentos para reduzir custos e melhorar o serviço de distribuição? Porque a demora, a lentidão para massificar o uso da energia solar que é mais barata e abundante em países tropicais como aqui? Numa casa pobre normalmente o sistema é bivolt onde o custo é maior e numa casa rica e multifases que tem custo menor. Porquê isso? Não há razão pra massacrar mais ainda os pobres. Os que pagam energia sem os “gatos” sabem o quanto, todo o mês, essa conta tira do orçamento, o quanto se deixa de comer, pra pagar a Luz. É literalmente um ‘roubo’! Não é o pobre que NÃO PAGA A LUZ DENTRO DAS COMUNIDADES o culpado por esse “roubo”. Precisamos parar de nos colocarmos no lugar que NÃO NOS PERTENCE! Somo

  6. Moro desde 1984 na mesma casa. O IPEN, diz que os medidores de energia, hidrômetro, balanças, bomba de combustíveis, radares de trânsito, etc… fala que todo ano deve ser aferido os medidores. Uma pergunta quem está roubando quem? Até hoje nunca foi aferido nada.

  7. Nunca vi uma operação em comunidades, as classes médias e altas pagam anos essas contas, hj a luz esta um absurdo, só olhar para os morros e vejam quantas casas, e justo pagar para eles?
    Se todos pagassem seria uma conta justa.

  8. Parabéns a Light pelo serviço prestado em áreas consideradas sem risco!!!!
    Agora, trabalhem também em áreas de risco!!!! Bater na porta do BACANA da Ibope né!?!?!?!
    Pagamos energia cara porque existem dois pesos e duas medidas.
    Hipocrisia e covardia!!!!

  9. Política barata tem tanta gente que furta energia e ninguém faz nada o maior furto e comprar bandeira vermelha,31 % de icms sem contar com outros impostos e luz de rua que foi aproçado de madrugada porealmente esse prefeito atual do Rio. Vejo denúncias de furto de energia,água por barracas de lanches e ninguém faz nada mas um prédio de classe a faz diferença na pastagem.

  10. O mais engraçado que nesse caso onde a pessoa faz gosto ela é presa, quando a light, cobra indevidamente ou faz adulteração no relógio do cliente ou simplesmente cobra além do normal a mesma justiça não faz porra nenhuma, sabe pq? Levam vantagem e outra coisa a gente paga 21 reais de iluminação pública temos direito de usar, essa taxa é indevida errado dizer gato mais errado também cobrar iluminação pública bandeira vermelha com essa chuva toda, não fazer vistoria nas comunidades enfim a justiça prende quem eles querem e deixa solto quem paga

  11. Se a light fossem mas inteligentes fariam uma cota de baixa renda pra nós que moramos em área carente….agente que pagar energia mas não esse absurdo que nos cobra….

  12. A população em geral sabe (ou não quer saber) mas não entende como funciona o rateio: a Light compra X de energia, tem Y de consumidores e Z de consumo faturado (que tinha q ser Z = X). Se essa fórmula estivesse correta, não haveria gato e tampouco inadimplência. Porém a Light por conta dos desvios não consegue faturar X, o que faz com q a diferença entre o comprado e o vendido (Z) seja repartido por todos os seus clientes (Y). Então todos os seus clientes pagantes (Y) pagam os furtos, desvios e perdas (ineficiência) q possam existir na rede dela. A cia no fim das contas continua tendo lucro independente dos problemas acima descritos. E no fundo isto correto, ela é só uma distribuidora de energia. O q deveria (feito pelo governo central e/ou Aneel) existir era uma fórmula que obrigasse a Light a buscar um maior número de clientes (Y) e pagantes (Z) aumentando o tamanho do bolo a ser repartido por todos, assim diminuiria o custo real da energia para cada um de nós. Seu lucro deveria estar diretamente relacionado ao sucesso dessa fórmula. Hoje ela não precisa se preocupar com isso. Se tem desvio ou não, foda-se (desculpa pelo palavrão), quem de fato paga a conta, quita a obrigação dela junto a seus fornecedores (geradores de energia) e gera lucro aos acionistas. É triste mas é assim que funciona.

    • Exatamente assim que funciona porém, só entra na conta o X = z agora quanto a light fatura por mês em multas? Porquê esse valor não entra pra amenizar? Na zona norte a light multa mesmo quem não tem gato, os funcionários devem ser receber para isso, e ter metas, pois se a pessoa não ficar atenta a fiscalização, eles rompem lacre, só pra bater a meta deles. Outra detalhe é que todo negócio esta sujeito a risco, cabe a empresa trabalhar para resolver o problema do furto, e não cobrar dos demais consumidores, pois dessa forma, qual interesse além de faturar nas multas a empresa tem em resolver? Por ela que tenha mais gente furtando, fora os números que podem ser inflados, pois não há nenhuma transparência.

  13. O Diego de energia, assim como de água não está relacionado diretamente com o desemprego. Tenho visto tanto ricos como pobres, empregados e desempregados furtando. Vejo que é a lei de levar vantagem que importa. Enquanto vc economiza apagando luzes, deixando de ter um ar condicionado, um microondas, um banho mais quente, outros esbanjam, ficam com o ar ligado dia e noite sem se preocupar com a conta. Isso é a realidade.

  14. Pôr mais humilde a casa da favela , todas têm ar condicionado em todos os cômodo, eles esbanja água sem sem se emportar com nada , têm quê ver isso , tanto residência como comércio também !

  15. Depois da reforma trabalhista, estou ganhando menos que um salário mínimo, moro em comunidade, meu maior sonho é sair daqui e pagar um aluguel no asfalto, e poder pagar conta de luz e água. Minha casa é crivada de balas. Não estou aqui por comodismo, estou por necessidade. Vocês do asfalto acham que nós preto e pobres, somos acomodados, e não queremos pagar luz. Nosso maior sonho é sairmos da comunidade e termos condições de arcarmos com nossas contas. Tenho certeza que vocês do asfalto também não gostariam de vêr trabalhadores morrendo de bala perdida. O povo preto, pobre e favelado precisa é de oportunidade e não de sermos taxados de ladrões.

  16. O furto de energia está tipificado no Código Penal, no Art. 155 como Crime. Esta matéria jornalística está corretíssima.
    O que não está certo é o tal rateio, onde os contribuintes e consumidores têm que arcar com os custos e prejuízos gerados pelos criminosos. Em outras palavras: são os consumidores que pagam pela energia furtada. Isto é extremamente injusto. Esta regra tem que ser alterada.

    • Uma grande verdade e que infelizmente não é explorada no sentido de se acabar com esse absurdo. Só mesmo aqui isso é possível e até hoje não vi um único política se manifestar contra.

  17. Quero ver entrarem nas comunidades para cortar a luz dos poucos que pagam .

    A lei é para todos .

    Nas comunidades vc vê um monte de split nas paredes, e os aparelhos ficam ligados dia e noite, e muitos não pagam a luz.
    Isso sem falar na Água também .

  18. O povo da favela paga o gás bem caro , agora os gatos na rede de energia é os próprios bandidos que manda, eles não querem ninguém entrando lá pra mexer em nada ,tem medo de escutas. Aqui onde eu moro somos forçados a usar internet clandestina pq eles proíbem a Oi ou qualquer outra de entrar. E ainda mandam roubar fio e cortar linha de telefone fixo. Nos forçam a usar os serviços deles.

  19. Legal, mas quero ver subirem o morro pra cortar a luz de milhares de pessoas que consumem muito e pagam apenas um valor simbólico para light. Isso quando paga.

  20. Estão falando aí pra prender os favelados por TB fazerem “gato”. Ué.. dê emprego pro povo da favela. Recebendo salário eles vão pagar felizes a luz, o gás etc.

    • Não, não vão pagar felizes da vida. Na verdade não vão pagar por ser habitual, lei do Gerson. Namorei uma mulher que mora em comunidade, ela é o pai juntos ganhavam mais de 10 mil por mês e não pagavam nada !

    • Exatamente. A prisão do figurão aí serve de exemplo. Mas tem que ocorrer operação nas favelas também.

      Não precisa nem ser técnico pra saber disso: basta olhar pros postes. Tem lugar que nem relógio tem.

      Não é porque é pobre que tem permissão pra furtar. Isso é ideia que só encontra sentido na cabeça torta da Talíria Petrone (PSOL-RJ).

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui