Construções irregulares no Morro da Formiga - Foto: Reprodução

A região do Morro da Formiga, na Tijuca, Zona Norte do Rio, vem sendo alvo de construções irregulares, e uma petição pública contra as mesmas já está em andamento por parte da população local, que alegam que as invasões estão adentrando uma importante área de preservação ambiental.

Segundo o documento, além da vegetação local estar sendo desmatada, as moradias ilegais, que não contam com nenhum tipo de laudo técnico oficial, estão se aproximando das torres de alta tensão presentes na região.

A intenção é que a petição, que também menciona a possibilidade de deslizamentos e desmoronamentos, tenha o maior número de assinaturas virtuais possíveis e chegue à Prefeitura do Rio, para que a mesma haja contra a situação.

Construções no Morro da Formiga – Foto: Reprodução

Por meio de nota oficial, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação relatou atuar de maneira fiscalizadora constantemente no intuito de coibir construções irregulares.

De acordo com a pasta, são realizadas, diariamente, operações de fiscalização, embargo e demolição. Acerca das denúncias de construções irregulares, no entanto, a Secretaria afirmou precisar do apoio da Polícia Militar para programar operações em áreas conflagradas.

O órgão, porém, mencionou a decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a favor da restrição de operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro durante a pandemia do Coronavírus como um impedimento à realização das coibições.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui