Moradores gravaram princípio de confusão na praia da Barra Foto: Reprodução

A associação de moradores, Amigos de Copacabana, solicitou ao governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, a antecipação da Operação Verão, que prevê o reforço na segurança em toda orla da Zona Sul.

Quem vive no bairro alega que, diante dos recentes episódios de arrastões ocorridos neste fim de semana nas praias cariocas, e das escolas ainda estarem fechadas e sem aulas, devido a pandemia, o efetivo de agentes de segurança na orla precisa ser maior.

No comunicado endereçado ao chefe do estado, os moradores afirmam que os delitos são praticados por grupo de adolescentes oriundos de outras áreas da cidade, que tiram vantagem da condição numérica, para cometer crimes.

Ainda segundo as pessoas que residem em Copacabana, as forças de segurança do bairro (19BPM, Copacabana Presente e Projeto Rio+Seguro) tem atuado no combate à esses arrastões, mas não tem sido suficiente.

33 COMENTÁRIOS

  1. Copacabana sempre foi e será o paraíso artificial e o esgoto a céu aberto do Rio de Janeiro. A vocação “democrática” amontoa velhinhas com putas, Cães Cagões com Travecos, e uma burguesia decadente com os vandalos da zona Norte. Fornecimento de drogas garantido do Chapéu Mangueira a ladeira dos tabajaras,permissividade das “autoridades”…
    Não vejo solução a curto nem médio prazo… Quer saber, Não Vá a copacabana!

  2. Carioca vota nos piores políticos sempre, essa malandragem que carioca sempre teve orgulho transformou o rio num dos lugares mais escrotos e vergonhosos do Brasil. Corrupção endêmica na sociedade e instituições apodreceu tudo no RJ. Se o Rio daqui a 20 anos estiver desse jeito vai ser uma grande vitória porque a tendência é estar cada vez pior.

  3. Marcello , finalmente um comentário coerente. Se vagabundo fosse punido independente de classe social, eles pensariam várias vezes antes de cometerem seus crimes e vandalismo. Não adianta falar, que se tivesse educação, saneamento,saúde e blá blá blá. No caso específico dos arrastões,não tem nenhum necessitado ou pobre coitadinho e sim pessoas que se tivesse acesso a tudo isso , continuaria a praticar esse tipo de vandalismo. Temos que parar de falar que são uns pobrezinhos e mudar as leis ou faze- Las serem cumpridas. Coloca o vagabundo para cumprir a sua pena por completo e não deixar brechas em que facilite a saída do sistema prisional. Se condenado a 200 anos , então que morra na cadeia. Abs

  4. É vdd nem todos são mais todos que estão na praia não expulsão os que vieram com eles e roubam.
    Na minha opinião tinha que proibir farofada nas praias.

  5. Apesar das trocas de elogios e excessos de ego nos comentários o que não notamos é a coerência.
    Ora, um bairro que garante acesso aos demais o ano inteiro e isso sem falar no turismo externo (outros Estados e países) por ser o mais democrático da Cidade do Rio. Será justo que não mereça uma atenção?
    Embora seja considerado bairro de classe média, dos “branquinhos” e burgueses mas também é residência dos “pretos” e favelados ou se esqueceram que no bairro há comunidades, também chamadas de favela?
    Sou morador de Copacabana sim, não pelo título ou soberba mas por escolha e esforço do meu trabalho. E espero das políticas de segurança do Estado, proteção! Aqui e em todo os outros bairros, cidades enfim à todos.

  6. Infelizmente se a elite do Brasil se conscientizassem de que é preciso uma política igualitária, de que o “bolo” precisa ser dividido, de que a riqueza do país não pode seguir com a minoria, de que os privilégios usufruindo por eles, contribuem para o aumento da violência… Enquanto eles não quiserem abrir mão de parte desse monopólio, terão que viver enclausurados em seus castelos, terão que investir em carros blindados e segurança particular para circularem pela cidade que eles insistem em fazê-la refém… É isso que eu penso!!!

  7. Sou nascido e criado na zona sul copacabana nao tenho preconceito com outras areas aq do rio so penso que quem faz o crime sao politicos que muitos irao ainda votar neles agora. o stf deu o aval total para o crime em todos os estados. Temer e bandido mas mandou o exercito para o rio e esse comunista bolsonaro fechamento do stf e do crime organizado politico por causa de sua esposa e filhos e um canalha morador do rio e ate agora nada de exercito nas ruas novamente. Pior do que lula temer e dilma canalha demonio.

  8. Falam e não chegam na raiz do problema
    O problema não é ladrãozinho que mora na favela ,e sim dos políticos bandidos que roubam nosso dinheiro público para enriquecimento
    Roubam da educação e saúde e vcs culpam os mais fracos
    Moro em Copacabana o lixo da zona sul e enquanto vcs votarem nas mesmas figurinhas que roubam nunca teremos um país decente e quanto as leis que alguém disse por aí,são uma M…mesmo pois os primeiros a serem punidos e encarcerados deveriam ser os políticos que cagam para sociedade
    Bem aqueles que são ricos esses nem precisam se preocupar!!!

  9. Coitadinhos dos moradores da zona sul! Eles são as verdadeiras vítimas da situação de abandono pelo poder publico, né não! Esses jovens das áreas pós túneis têm de tudo, né! São jovens com acesso à boas escolas, que residem em áreas tranquilas e seguras, com saneamento básico, longe da brutalidade cotidiana do tráfico e por fim com ótimas condições de lazer. Então o que mais querem esses jovens? Eles precisam entender que a zona sul não pode ser transformada no que é o resto da cidade, Lá NÃO! Talvez seja aconselhável a construção de um murro, igual ao muro entre México e EUA, para impedir que esses maus elementos acabem com a paz daquela gente branquinha ou metida a branquinha das praias cariocas. A única coisa coisa que não pode é governantes governarem para essas áreas de onde saem esses jovens. Dividam logo a cidade, criem o municipio da zona sul e construam um muro policiado.

  10. Olhaaa a cituaçao da cidade do rio esta assim a anos infelismente as leis nao ajudam aqui no rio agora cada comentario aqui q dissem pessoas inteligentes parece q come capim proibi metro e onibus. Por favor vai pra marte vaii

  11. Sou do Rio e vivo no Paraná há mais de 20 anos e neste meio tempo pensei algumas vezes em voltar, mas as razões que me fizeram sair do Rio são as mesmas que me impedem de voltar. São mais de 1000 favelas, muita miséria, muita bandidagem. O Rio não tem solução. É pura ilusão. Em pensar que aqui no Sul a gente nem sabe o que é arrastão em praia, seria surreal isso acontecer aqui

    • Beto, que bom que vc pode ir para o sul, e que não saibam o que é arrastão, até porque vcs não tem as lindas praias que nos temos no Rio e parte do ano é um frio de congelar, aqui o embate é a segurança da nossa cidade,e os políticos que não fazem nada nem no Sul nem em lugar nenhum ,

  12. As leis estao frouxas e esses vagabundos se valem disso.
    O dia que começarem a punir esses marginais com rigor os demais vao pensar 20 vezes antes de fazer essas covardias com os outros.

  13. Estamos em época eleitoral ..espero que os governantes façam alguma coisa de fato..tem muito bandido nas ruas..é só proibir ônibus ..vans e metrô pra Zona Sul e Barra da Tijuca..!!

  14. Hilário os comentários pedindo pra fechar os acessos a ZS. Esqueci que lá não tem favela.. não tem pessoa em situação de rua e todos os bandidos pegam metrô e ônibus pra ir assaltar.. sensacional esse povo aí com suas opiniões elitistas. Pqp

  15. Eu acho que se eles vem pras praias
    Para bagunçar melhor cortar o mal pela raíz tirando assim o acesso ao transporte.No caso o metrô.E diminuindo o horário dos ônibus.Assim não terão opção.

  16. Sou moradora de santa cruz e fui furtada na orla de Copacabana enquanto passeava com meu marido e sogra. Levaram minha correntinha de ouro. Um grupo de crianças e adolescentes vinham na minha direção, um deles arrancou do meu pescoço e correu. Lamentável. Triste.

  17. O PROBLEMA DE PROIBIR ÔNIBUS E METRÔ PARA A ZONA SUL,QUE TEM VÁRIOS TRABALHADOS QUE PEGAM ÔNIBUS E METRÔ PARA IR ZONA SUL ,QUE trabalham em hotéis, restaurantes e bares que dependem desse tipo de transporte. Essa não é a solução.
    Pensem em outra solução para coibir e prender esses vagabundos ,que chamam de menores inflatores.

  18. Sim ,tem que ter uma medida mais eficaz dura de repressão as gangues que vem roubar,quebrar assaltar, e aterrorizar os moradores da zona sul… Já tive celular furtado e sei a sensação de ódio que dá na hora…Medidas sócio educativas para quem não entende o básico do direito do cidadão , não vão funcionar nunca…Eles vem na intenção de cometer crimes mesmo!! Fechem a circulação e acesso deles sim..Pagamos o IPTU mais caro do Brasil..Temos que exigir do governo estadual proteção e cadeia aos mais feitores!!!

  19. Concordo, corte as linhas no final de semanas para as praia, tamos cansados de mimimi e nada adianta, por isso chegou a esse ponto, agora tem k jogar duro!!!

  20. O prefeito devia proibir nos finais de semana a circulação de linhas de ônibus da Zona Norte para as praias da Zona Sul, inclusive fechar as estações de metrô de Botafogo, Copacabana, Ipanema e Leblon. Ele tem coragem de tomar esta medida ?

  21. Não se trata de xenofobia, trata-se de respeito as leis, criminoso deve ser preso e crime evitado pela segurança pública, querer melhorias sociais não têm nada a ver com segurança, é a maior responsável pela desigualdade é a falta de controle da natalidade.

    • Ações preventivas e não punitivas.
      Você quer que Brasil reproduza os números de encarceramento dos EUA que possui 1/4 da população carcerária do mundo?
      A que custo? Veja as condições boa nossos presídios… Superlotação, caro, escola do crime, não recupera ninguém para o convívio depois de solto, sem reinserção econômica e social.
      O encarcerado hoje sai amanhã pronto para voltar ao crime.
      Um ciclo que só tem sim com políticas públicas. Redução das desigualdades.

  22. Deveriam pedir ações sociais, educação, saúde, saneamento, oportunidades, mas não repressão e violência.
    São como os xenófobos e supremacistas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui