Moradores de Copacabana reclamam de barulho em polo gastronômico

Os relatos são de chão vibrando e paredes e vidraças tremendo devido ao barulho, mesmo nos andares mais altos dos prédios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/TV Record

O polo gastronômico de Copacabana não tem agradado a todos. Alguns moradores que vivem próximo à Rua Aires Saldanha vêm relatando que o barulho causado pela música e pelos frequentadores da região é ensurdecedor e dura quase que a madrugada inteira. Tradicionalmente, a região tinha restaurantes como o Stambul, o Rincão do Tchê ou a Caravelle, mas desde a inauguração dos bares com música ao vivo, a situação mudou e os moradores têm ido ao desespero, pois a “baderna” vem crescendo exponencialmente nos últimos 2 anos. A informação foi divulgada também na Record TV.

A Associação de Moradores do bairro entrou com uma representação junto ao Ministério Público para que as denúncias do barulho excessivo sejam apuradas. Os bares na rua Bolívar e na Aires Saldanha geram uma grande aglomeração de pessoas nas calçadas, e até na rua, ao ar livre. Por vezes o som das gargalhadas e bate-papos suplanta o da música ao vivo, conforme mostra num vídeo, flagrante de um morador postado no Youtube (abaixo).

Vídeo de ontem, 9/10, (domingo) às 23h.

Os relatos são de chão vibrando e paredes e vidraças tremendo devido ao barulho, mesmo nos andares mais altos dos prédios. E, segundo os moradores, o problema é recorrente. Na Domingos Ferreira, já é famosa a bagunça dos bares Vizinhando e Bossa Nova, sendo que o primeiro já foi objeto também de duras ações do Procon e da vigilância sanitária; porém, na Aires Saldanha, o problema tem atingido patamares ainda mais chocantes.

Dados da central do município revelam que de 2019 a 2021 as reclamações sobre poluição sonora mais do que triplicaram (de 7.003 para 25.620). E no topo do ranking está Copacabana, que teve 1.591 queixas no ano passado (foram 456 em 2019).

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Moradores de Copacabana reclamam de barulho em polo gastronômico
Advertisement

42 COMENTÁRIOS

  1. Chamem a polícia e façam prevalecer a lei do silêncio onde após as 22horas é proibido fazer barulho e incomodar outras pessoas. Respeito acima de tudo.

  2. É só chamar a polícia e pedir que seja executada a lei do silêncio onde após as 22 horas não se pode fazer o menor barulho. Respeito acima de tudo.

  3. No Centro, assim como em diversas regiões da cidade, nas proximidades dos Arcos da Lapa, problema idêntico se arrasta IMPUNEMENTE. Solução passa por lotar 1746 com reclamações permanentemente, escolher melhor prefeitos/vereadores, melhorar perfil de membros das associações de moradores, mover processos coletivos contra prefeitura e estabelecimentos infratores contumazes e, por último, mas, não menos importante: BOICOTE TOTAL aos estabelecimentos infratores.

  4. Infelizmente todo lugar está assim. Na zona norte onde pago IPTU de mais de 3mil tem um karaokê que abre somente de quinta a domingo. Ficam com as portas abertas em local que seria uma loja e as mesas na frente. Um horror ! Fui reclamar e fui ameaçada!

  5. Bando de folgado que certamente não mora no lugar do barulho, porque se morasse e tivesse filhos pequenos ou pais idosos ou tivesse que trabalhar cedo, não defenderia a falta de respeito. O pior é que nem na Europa se esta livre desses m&rdinh@s sem noção, que estão emigrando em massa pra Portugal e enchendo o saco com seu funk e sertanejos de bosta lá também. Torcendo pra um governo de extrema-direita ser eleito lá e despachar essa corja folgada e mal educada de volta…

  6. Pois é, “A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro”, total falta de respeito.
    Em época de secretaria de ordem pública, não há ordenamento e sim impera a desordem, o desrespeito a Lei do silêncio e, por força da Lei, esses teriam que encerrar suas atividades as 22, principalmente em regiões extremamente residenciais, bairro com a maior população de idosos do Rio.
    O bar aluga uma área e sabe-se lá como, consegue triplicar ou quadruplicar sua área (onde a Prefeitura autoriza o fechamento de sua calçada), concordo que com a pandemia tudo piorou e o poder público não voltou atrás, sobre as permissões de se colocar mesas nas calçadas (inclusive dos imóveis vizinhos), nas praças e até nas ruas, onde além de atrapalhar os transeuntes e morados, diminui as poucas vagas.

  7. concordo

    virou bagunça

    esqueceram do Belmonte…

    o da rua bolivar ocupa c/ messas a calçada que estreita qdo.tem movimento nao da p/ transitar

    total falta de respeito…se pedir licença os garçons ficam de cara feia…

  8. Realmente Hilário de Gouveia com Barata Ribeiro virou um inferno, pagamos impostos altíssimos para conviver com bêbados,cracudo roubando a calçada não dá pra passar e sem falar que Copacabana é um bairro de idosos é um descaso!!!

    • Infelizmente vou ter que concordar, pois recentemente mudei de Copacabana para Laranjeiras na tentativa de fugir um pouco da confusão do bairro, para minha surpresa estou tendo que adaptar as janelas e portas fechadas e fazer uso de algodão nos ouvidos pra conseguir dormir, pois na Praça São Salvador onde moro atualmente é impossível! Sem contar com a falta de respeito dos bares acerca do prédio que literalmente invadiram a calçada toda. Secretaria de Ordem Pública socorro!

  9. O Antónia …. Bagunça no quintal dos outros é refresco …. eu quero ver se você gostaria desse barulho na hora de seu descanso ou do lado de seu trabalho. Me mudei de Copacabana sim por causa disso e encontrei o paraíso não muito distante.

  10. Bom dia
    NÃO adianta reclamar, porque o MP NÃO TRABALHA PARA ESTE CASO DE ABORRECIMENTOS, SE NÃO TINHA RESOLVIDO O PROBLEMAS , GOSTARIA DE SABER PORQUE ATÉ AGORA MP NAO RESOLVEU.

  11. Embrazza General Store: no bairro de Botafogo surgiu este estabelecimento como “mercearia” mas que funciona como um tipo noturno. Eles reúnem gente, vendem bebidas e cigarros, põem tv e música alta, e tudo isso embaixo de um prédio residencial e em uma área residencial. Muita fente da vizinhança já reclamou, mas eles continuam. No fim de semana é pior, se for dia de jogo do Flamengo o barulho fica ainda pior! O mais impressionante é a falta de respeito com os moradores, mesmo com tantas reclamações dles continuam!

  12. Um absurdo o que está acontecendo na?Rua Hilário de Gouveia com Barata Ribeiro. São 7 bares um do lado do outro todos com mesas e cadeiras nas calçadas. Com barulho até 2, 3 horas da manhã. A pessoas que moram ao redor não tem mais o direito de descansar para trabalhar no dia seguinte. As crianças não conseguem dormir para estudar no dia seguinte cedo. É um inferno o barulho da pessoas nesses bares.
    Desvalorizaram nossos imóveis, só gente bêbada nos finais de semana.
    COPACABANA PEDE SOCORRO!

  13. os bares do complexo do pavão: azul, Black, roxo e outros com outros nomes fazendo muito barulho e do lado da 12 delegacia, muito desrespeito

  14. Depois que deixaram na Pandemia bares ocuparem as ruas, ficou bem pior o barulho ,pois se forma um corredor acústico entre os prédios , já que a rua é estreita.O Jeito é recolher as mesas e toldos das ruas e fiscalizar sempre as quintas ,sextas Sábado e Domingo e aplicar multas.. Só fazem alguma coisa quando dói no bolso!!!

  15. Eu já tinha enviado este relato à redação do jornal Diario do Rio e outros, mas fui ignorado. Espero que o MP apure e cobre dos responsáveis medidas efetivas, pois trabalhadores, crianças e idosos não conseguem dormir com a zona que andam fazendo no bairro. Aires Saldanha( bar Xexéo, bar das artes, baecks), Prado Junior (bar soares e Mendonça, restaurante mabs). É fácil identificar as irregularidades, ocorrem quase todo dia. Basta a prefeitura fiscalizar

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui