Moradores de Rua conseguem emprego após dormir no NorteShopping

Mário e Rogério dormiram no Norte Shopping, obtiveram documentos, e conseguiram empregos para saírem da rua

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Norte Shopping está fazendo uma ação incrível, abrindo as portas do mall de noite para que 30 moradores de rua possam dormir no local durante o frio, dando banho, jantar e café da manhã.  A ação, em parceria com a Assistência Social, começou na terça-feira (03/08), com 30 vagas, vai durar 15 dias, podendo ser prorrogada. E em duas noites abrigou 24 homens: oito na primeira, 18 na segunda.

O Senhor Mário, 57 anos, dormiu uma noite no NorteShopping: “Estou nas ruas do Rio há tanto tempo que nem sei há quanto tempo”, descreveu ele ao chegar. Dois dias depois ele já conseguiu emprego e nova vida. E está agora no CPA 2, hotel da rede da Assistência no Centro, para ficar bem próximo do novo trabalho.

Com o apoio da Assistência Social, Mário obteve os documentos necessários, incluindo o seu comprovante de escolaridade, para ser contratado pela Rio de Janeiro Serviços e Comércio como auxiliar de serviços gerais. Preferindo o anonimato, Mário contou depois da boa notícia que é casado, tem dois filhos e está na rua há seis anos por falta de emprego.

Já na primeira noite, Rogério Alexandre Moreira Valitch, 54 anos, nas ruas desde junho porque ficou desempregado, conseguiu emprego como prestador de serviços de controlador de trânsito para o NorteShopping.

Advertisement

O vendedor ambulante Jairo Meireles Ávila, 63, também não soube dizer há quanto tempo está nas ruas. Vendedor ambulante que morava na Taquara, saiu de casa depois de uma briga com a mulher. Também tem dificuldade de relacionamento com o filho, mas se diz muito carente de todos. “Estou passando por uma fase complicada, mas vai melhorar”, disse Jairo, que dormiu as duas noites no shopping.

A gestão pública e a iniciativa privada precisam caminhar juntas, principalmente em benefício da população mais vulnerável. Os cariocas costumam ser muito solidários e a gente está tendo a prova disso”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro (DEM). A ideia da parceria surgiu há uma semana, quando, ao sair do escritório e se deparar com o frio intenso na rua, o coordenador de Segurança, Thiago Pampurre, decidiu que faria alguma coisa para ajudar as pessoas desabrigadas. E entrou em contato com a Subprefeitura da Zona Norte e, em seguida, com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Participam das abordagens para levar pessoas em situação de rua para o NorteShopping os CREAs (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) Janete Clair (desde o primeiro dia) e, também, Nelson Carneiro e Márcia Lopes, e o Centro Pop José Saramago. Os acolhidos dormem em colchonetes na área onde funcionava o telemarketing, que está vazia por causa da pandemia de covid-19. Ao chegar, tomam banho, jantam e recebem cobertores e kits de higiene. Pela manhã tomam café e deixam o local. Além da oferta de abrigo, o shopping também se juntou à Campanha do Agasalho, com a colocação de duas caixas de coleta de peças de frio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Moradores de Rua conseguem emprego após dormir no NorteShopping
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Quando a gestão pública e a iniciativa privada realmente se unem para ajudar o próximo acontecem coisas incríveis mesmo.
    PS.: Sei muito bem da proximidade das eleições e dos interesses, mas não deixa de ser uma ação incrível e que pode mudar a vida dessas pessoas, muitas já idosas e sem qualquer esperança na vida.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui