A Taquara, sub bairro de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, recebeu, nesta terça-feira (20), mais uma ação de abordagem e acolhimento de moradores de rua. A operação foi liderada pela Subprefeitura de Jacarepaguá e pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e contou com a participação da Guarda Municipal e da Comlurb.
Assistentes sociais empreenderam ações de apoio e ofereceram cadastramento em programas sociais da Prefeitura e acolhimento nas Unidades de Reinserção Social (URS). De todos os abordados, apenas uma pessoa aceitou ser encaminhada até o abrigo. Outras dez preencheram as fichas cadastrando-se nos serviços disponibilizados pela SMAS. Do local, foram retiradas mais de 3 toneladas de lixo.
Apesar da estrutura oferecida pela Prefeitura na URS, que conta com camas, banheiros, quatro refeições diárias e demais auxílios, a maioria dos moradores de rua rejeita a oferta e prefere continuar vivendo nas ruas. Pela legislação atual, os agentes públicos são proibidos de conduzir alguém compulsoriamente para um abrigo.
“As URS têm toda estrutura para abrigá-los e conduzi-los aos benefícios que irão contribuir para uma nova realidade. Realizamos ações deste tipo todos os dias. Também contamos com o apoio do patrulhamento efetivo da Polícia Militar. Sabemos que é um grande desafio, mas vamos continuar trabalhando para levar mais ordem, qualidade de vida e segurança para Jacarepaguá”, disse Talita Galhrado, subprefeita de Jacarepaguá.