Moradores do Centro apresentam expectativas positivas para os próximos meses de gestão da Prefeitura, mostra Instituto Rio21

Pesquisa de Avaliação da Gestão Municipal revela o sentimento da população do Centro do Rio quanto a administração da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de pedestres circulando pelo Centro do Rio - Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

Dando continuidade à apresentação dos dados da edição de julho da pesquisa de Avaliação da Gestão Municipal, realizada pelo Instituto Rio21 em parceria com o Diário do Rio, apresentamos algumas informações sobre o Centro do Rio de Janeiro.

Os indicadores relacionados diretamente à atuação da Prefeitura apresentaram melhora no Centro. O sentimento em relação à gestão, por exemplo, apresentou um acréscimo de 7,4%, e atualmente é a região da cidade mais otimista com o Governo Municipal:

image 40 Moradores do Centro apresentam expectativas positivas para os próximos meses de gestão da Prefeitura, mostra Instituto Rio21

A única zona da cidade que apresentou queda nesse indicador foi a Zona Sul: em março de 2022, 32,5% estavam otimistas ou muito otimistas em relação à gestão; hoje, esse percentual caiu para 28,1%.

Os números sobre a expectativa para os próximos 6 meses de gestão foram os que mais apresentaram crescimento, em especial no Centro, onde o aumento foi de praticamente 15%:

Advertisement
image 41 Moradores do Centro apresentam expectativas positivas para os próximos meses de gestão da Prefeitura, mostra Instituto Rio21

Interessante destacar que todas as regiões da cidade apresentaram aumento percentual em relação a esse indicador, mas a Zona Oeste registrou o menor crescimento: em março de 2022, 36,4% esperavam que os próximos 6 meses de gestão fossem ótimos ou bons. Em julho esse percentual é de 42,2%, um acréscimo de 5,8% em relação à edição anterior da pesquisa.

É fato que o Centro vem recebendo uma série de investimentos da atual Gestão Municipal, o que pode explicar o crescimento no percentual de moradores que estão mais otimistas em relação à Prefeitura ou que esperam que sua gestão seja boa ou ótima nos próximos meses.

No início do mês de julho, a Secretaria Municipal de Conservação finalizou a revitalização dos Arcos da Lapa, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. A mesma Secretaria frequentemente divulga nas suas redes sociais atividades voltadas para a conservação da região, como é o caso da reparação de calçadas de pedra portuguesa. Além disso, a Prefeitura também lançou, no início de 2021, o plano Reviver Centro, com o objetivo de revitalizar essa zona da cidade incentivando a habitação da região.

Por outro lado, em comparação à pesquisa realizada em março de 2022, atualmente menos moradores do Centro afirmaram ser felizes ou muito felizes por serem cariocas. A queda foi de mais 11 pontos percentuais:

image 42 Moradores do Centro apresentam expectativas positivas para os próximos meses de gestão da Prefeitura, mostra Instituto Rio21

Apesar dessas ações da gestão, o sentimento de felicidade por ser carioca caiu entre março e julho deste ano no caso dos moradores do Centro. Verificaremos como a população dessa região perceberá as mudanças que estão por vir nessa zona da cidade através da próxima pesquisa de monitoramento. A edição está prevista para ser realizada no mês de outubro, dando continuidade a um ciclo de pesquisas periódicas que deverá perdurar até o final desta gestão.

Entre os dias 27 de junho e 4 de julho de 2022, o Instituto Rio21 ouviu 1340 moradores da capital de forma online.

Outras publicações a respeito da pesquisa podem ser acessadas nos links abaixo:

  • *Colaborou Felipe Lamarca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Moradores do Centro apresentam expectativas positivas para os próximos meses de gestão da Prefeitura, mostra Instituto Rio21
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui