Moradores do RJ seguem confiantes na retomada econômica do estado, diz pesquisa

Em contrapartida, sondagem demonstra que diminuiu a confiança dos consumidores na economia do país para os próximos três meses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de pessoas circulando pela Praça XV, no Centro do Rio - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

Com um número cada vez maior de imunizados com a segunda dose ou dose única no estado do Rio, a melhora da confiança dos consumidores na economia começa a se consolidar. No entanto, o receio de perder a ocupação ainda ronda os fluminenses. Levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) com cidadãos do estado do Rio de Janeiro, mostra que o medo de perder o emprego nos próximos três meses se manteve estável, apesar de uma leve alta de 5,6 pontos percentuais em julho. Assim, 44,8% da população tem receio de perder o trabalho, frente a 39,2% no mês anterior. Em março desse ano, esse percentual alcançou sua maior alta dentro da série histórica, com 62,1%, se mantendo em 60,1% em abril, apresentando queda a partir de maio. Já os entrevistados que estão com pouco medo de perder o emprego apresentou queda em relação ao mês anterior, indo de 26,2% para 19%. A pesquisa também registra que 31,2% dos fluminenses não estão com mede de perder o emprego. Em junho, eram 34,6%.

Fluminenses mais confiantes na economia

De acordo com a sondagem do IFec RJ, a confiança dos consumidores fluminenses na economia do estado do Rio para os próximos três meses apresentou estabilidade em julho. Questionados sobre as expectativas em relação à retomada da economia no próximo trimestre, o levantamento registrou leve redução no percentual de consumidores que estão confiantes ou muito confiantes, indo de 44,5% em junho, para 44,2%. Por outro lado, 33,7% dos entrevistados estão pessimistas e muito pessimistas, em maio eram 36,5%, redução de 2,8 pontos percentuais. Os entrevistados que acreditam que não haverá alteração apresentou aumento, atingindo 22,1% dos consultados frente a 18,9% anteriormente.

Com relação à confiança na economia nacional, cerca de 47,5% dos consumidores entrevistados se mostraram confiantes ou muito confiantes, proporção pouco menor que o constatado em junho (51,2%), redução de 3,7 pontos percentuais. O indicador referente aos que estão pessimistas ou muito pessimistas se manteve estável, indo de 32,9% para 32,2%.

Advertisement

Renda Familiar

A porcentagem de fluminenses que acreditam em algum tipo de redução da renda familiar no próximo trimestre apresentou leve aumento, indo de 22,6% para 26,4%. Em março esse percentual era de 60,8% dos entrevistados. O total dos que creem que a situação econômica de suas famílias continuará como está se manteve estável, indo de 44,5% para 42,3%. Os entrevistados que acreditam que a renda aumentará de alguma forma, também permaneceu estável, após três meses de alta, alcançando 31,3% dos consumidores, em julho (32,9%), maio (22,7%) e abril (15,1%), representando uma diferença de 17,8 pontos percentuais no consolidado.   

Endividamento e Inadimplência

O total de fluminenses que se disseram endividados ou muito endividados aumentou de 50,2% em junho, para 53,7% em julho. Os que se dizem pouco endividados se manteve estável em 19,3%. Já o percentual de consumidores não endividados caiu de 29,6% para 27%.  A porcentagem de entrevistados inadimplentes ou com muitas restrições apresentou estabilidade nessa pesquisa: de 37,5% para 37,1%. O índice de fluminenses pouco inadimplentes diminuiu de 17,9% para 17,1%. Já o número de cidadãos sem restrições teve leve alta: de 44,5% para 45,7%. Entre os que se declararam inadimplentes, o cartão de crédito segue na liderança (62,5%), seguido pelas contas de luz, gás, água, internet e telefone (45,8%), crédito pessoal (22%), pelo cheque especial (20,8%), além de escola, faculdade e curso (20,2%) e aluguel (20,2%).

Consumo de bens duráveis

Perguntados sobre os gastos com bens duráveis, 31,3% dos consumidores afirmaram que pretendem aumentar esse tipo de consumo, em junho eram 26,9%. Outros 46,9% responderam que esperam gastar menos, no mês anteiro foram 49,5%. Já 21,8% pretendem manter esses gastos, na sondagem passada foram 23,7%.

Realizada entre os dias 14 e 16 de julho, a pesquisa contou com a participação de 326 consumidores do estado do Rio de Janeiro e teve como objetivo entender quais as expectativas dos fluminenses com relação a retomada da economia do estado do Rio e brasileira, além da percepção sobre o desemprego e renda familiar, entre outros indicadores.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Moradores do RJ seguem confiantes na retomada econômica do estado, diz pesquisa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui