Moradores do RJ terão segunda via de documentos gratuita em caso de catástrofes naturais

Ficam isentos da taxa carteira de identidade, Carteira de Habilitação, certidão de nascimento e de casamento, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), contratos e escrituras públicas de qualquer natureza

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução da internet

Moradores do Estado do Rio de Janeiro que tenham sofrido consequências de catástrofes naturais, como enchentes e deslizamentos, poderão retirar, gratuitamente, a segunda via dos documentos perdidos. A Lei 9.694/22, de autoria do deputado Márcio Canella (União), especifica quais são esses documentos, alterando a legislação anterior, que já garantia a isenção das taxas de emissão (Lei 6.643/13).

A norma foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (27/05).

Os documentos isentos da taxa são: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação, certidão de nascimento e de casamento, além do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), contratos e escrituras públicas de qualquer natureza.

O texto também obriga os estabelecimentos que emitem esses documentos a divulgar a gratuidade da segunda via para as pessoas atingidas pelas catástrofes naturais.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Moradores do RJ terão segunda via de documentos gratuita em caso de catástrofes naturais
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Alguém aí sabe, se, é válido, será aceito pagar o valor da taxa de retificação da 2ª via certidão de nascimento, inclusive, solicitado por outro estado (tabela custas – SP) / cidade diferente do Estado do Rio de Janeiro?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui