Morre aos 58 anos o cineasta Breno Silveira, diretor de ‘Dois Filhos de Francisco’

O diretor sofreu um infarto fulminante na manhã deste sábado (14/05); ele vinha gravando o filme "Dona Vitória", baseado na história de uma mulher que desmontou uma quadrilha carioca de traficantes em Copacabana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O cineasta Breno Silveira tinha 58 anosFoto: Pablo Jacob

Condiserado um dos cineatas mais talentosos de sua geração, o diretor Breno Silveira sofreu um infarto fulminante e morreu neste sábado, (14/05), aos 58 anos de idade. Ele vinha gravando o filme Dona Vitória, com Fernanda Montenegro, baseado na história de uma mulher que desmontou uma quadrilha carioca de traficantes e policiais a partir de filmagens feitas da janela do seu prédio, em Copacabana. Deste o último dia 1º, ele filmava a produção em Limoeiro, no interior de Pernambuco. Silveira ficou conhecido por seu trabalho em filmes como 2 Filhos de Francisco, Gonzaga: De Pai Para Filho Entre Irmãs.

Seu primeiro trabalho foi no filme Bete Balanço (1984), como assistente de fotografia. Entre seus primeiros obras de destaque, foi diretor de fotografia de Carlota Joaquina, de Carla Camurati, que deu início ao período conhecido como Retomada do cinema brasileiro, em 1995. Trabalhou também com Eduardo Coutinho nas filmagens de Santa Marta – Duas Semanas no Morro (1987).

Como diretor, a estreia veio em 2 Filhos de Francisco. Um dos pontos altos de sua carreira, o filme biográfico da dupla Zezé Di Camargo e Luciano e seu pai, que dá nome à produção, lançado em 2005, foi o escolhido para ser o filme brasileiro a disputar o Oscar, apesar de não ter chegado às etapas finais. Posteriormente, Breno chegou a ser o encenador de um musical no teatro baseado na história. 

Em seguida, produziu o longa Era Uma Vez… (2008), que abordava um romance entre um jovem de uma favela carioca e uma moradora da parte rica do Rio, uma espécie de Romeu e Julieta fluminense e moderno. Em 2012 dirigiu “Gonzaga – De Pai Para Filho”, vez, retratando a história do rei do baião.

Advertisement

Na mesma época, lançou também À Beira do Caminho (2012), inspirado nas canções de Roberto Carlos. Em 2017, fez Entre Irmãs, baseado no livro de Frances de Pontes Peebles, mas abordando a realidade interiorana do Nordeste da época dos cangaceiros. Na televisão, fez sua estreia com a série Um Contra Todos, da Fox, em 2016.

Em 2021, esteve à frente dos episódios de Dom, do Amazon Prime Video, um de seus trabalhos mais ousados, que misturava thriller com melodrama ao recriar os crimes de Pedro Machado Lomba Neto (1981-2005), o “Bandido Gato” chamado Pedro Dom. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morre aos 58 anos o cineasta Breno Silveira, diretor de 'Dois Filhos de Francisco'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui