Morre Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco da Gama

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Aos 74 anos de idade, Eurico Miranda morreu em um hospital na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, vítima de câncer no cérebro, nesta terça-feira, 12/03. Eurico deixa quatro filhos.

Eurico, que atualmente, ocupava o cargo de presidente do Conselho de Beneméritos do Vasco da Gama, foi presidente do clube, exercendo o mandato por quatro vezes, além de outras funções em São Januário.

Eurico Miranda é lembrado por grandes conquistas no futebol quando esteve na presidência do Vasco, mas também é bastante citado pelas polêmicas. Entre tantas, em 2001, ele foi alvo de uma série de denúncias na imprensa sobre diversas irregularidades em sua administração como vice-presidente e depois como presidente do Vasco. Houve uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades na administração do futebol brasileiro e Eurico foi um dos acusados no relatório final da CPI. Foi aberto um processo de cassação contra ele, mas não foi aprovada. Como Eurico não foi reeleito deputado em 2002, perdeu a imunidade parlamentar e teve abertos diversos processos contra si na justiça.

Em 1994, Eurico foi eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, saindo candidato no PPB. Em 1998, foi reeleito, no entanto, em 2001, foi pedida a cassação do seu mandato por efetuar uma operação de câmbio não autorizada. Ele foi acusado de promover evasão de divisas do país.

Advertisement

Eurico Miranda tornou a concorrer nas eleições de 2002, mas não foi eleito. Já em 2006, Eurico teve a sua candidatura indeferida pelo TRE do Rio de Janeiro. Segundo o argumento da juíza Jaqueline Montenegro, por falta de condições morais para exercer um mandato. Contudo, Eurico recorreu da decisão e no mês seguinte teve a sua candidatura confirmada pelo TSE.

Como vice-presidente e diretor de futebol, Eurico teve muitas conquistas no Vasco. Entre eles, 2 Campeonatos Brasileiros, uma Taça Libertadores e uma Mercosul. Já como presidente, ele levantou troféus menos expressivos: um Campeonato Carioca, 3 Taças Rio e uma Taça Guanabara.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morre Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco da Gama
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui