Morre na Califórnia Robert Falkenburg, fundador da rede de lanchonetes Bob’s

Robert Falkenburg teve que inventar sabores novos de sorvetes e coberturas por conta das barreiras impostas pelo governo brasileiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Lanchonete do Bob's em Copacabana / Reprodução: Internet

O bicampeão de Wimbledon, em 1948 e 1949, o ex-tenista e empresário Robert Falkenburg, morreu de causas naturais, no último dia 6, em sua casa, em Santa Ynez, no Condado de Santa Barbara, no estado da Califórnia. Fundador da rede de lanchonetes Bob’s, na década de 1950, Bob, como era conhecido, tinha uma forte ligação com o Brasil, em especial com o Rio de Janeiro. Robert Falkenburg foi casado por 75 anos com a brasileira Loudes Mayrink Veiga Machado, com quem teve 2 filhos.

A história do Bob’s

Tudo começou com um milk shake ou com a falta dele! Em 1951, o então tenista e empresário norte-americano Robert Falkenburg, que estava no cidade do Rio de Janeiro para participar de um torneio de tênis, sentiu vontade de tomar um milk shake. Caminhando pelas ruas de Copacabana não encontrou nada que parecesse com a saborosa e calórica iguaria. Com forte tino empresarial, Bob anteviu uma boa oportunidade de negócios.

Foi assim que, em 1952, Robert Falkenburg abriu a sorveteria Falkenburg, na rua Domingos Ferreira, entre as ruas Barão de Ipanema e Bolívar, em Copacabana. O empreendimento contou com um investimento inicial de US$ 10 mil e algumas máquinas trazidas dos Estados Unidos.

Advertisement
Menu do Bobs 2 Morre na Califórnia Robert Falkenburg, fundador da rede de lanchonetes Bob’s
O cardápio do Bob’s unia o fast food americano aos sabores nacionais / Reprodução: Internet

Inúmeros foram os problemas enfrentados pelo empresário, como as restrições impostas pelo governo brasileiro para a importação de ingredientes para fazer sorvete. Foi, assim, que Falkenburg inventou as suas próprias misturas para sorvetes e coberturas. Ele foi a primeira pessoa a produzir sorvete ao leite cremoso (whipped ice cream) no Brasil.

Um ano depois, o empresário transformou a sorveteria em uma lanchonete fast food ao melhor estilo americano, dando-lhe o nome de “Bob’s”. Na lanchonete eram servidos hambúrgueres, cachorros-quentes, sundaes e, é claro: milk shakes. Com um visual moderno e sabores de sorvetes diferenciados o Bob’s, que foi o primeiro restaurante fast food na América do Sul, tornou-se um sucesso imediato entre as celebridades brasileiras.

Robert Falkenburg diante de uma loja do Bobs Morre na Califórnia Robert Falkenburg, fundador da rede de lanchonetes Bob’s
Bob Falkenburg diante do Bob’s de Ipanema / Reprodução: Internet

A década de 1970 marcou um divisor de águas na trajetória da rede Bob’s, pois, no início da década os Falkenburgs retornaram à Califórnia e, em 1974, Bob Falkenburg, com 48 anos, vendeu a rede Bob’s para a Libby’s Foods, vendida posteriormente para a Nestlé.

Robert Falkenburg se aposentou em Los Angeles, tendo se dedicado à carreira de golfista amador. Ele participou de inúmeros campeonatos, vencendo três deles no Brasil, país com o qual criou fortes laços.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morre na Califórnia Robert Falkenburg, fundador da rede de lanchonetes Bob’s
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Esse cara é um herói. Imagina abrir um negócio que dependia de importações àquela época em que se necessitava de licença de importação para você operar (não bastava querer e ter a grana pra importar, você tinha de convencer um servidor público a liberar uma guia para que você pudesse comprar fora… é mole?! Imagina o tráfico de influência na época!). Se hoje é difícil empreender, imagina no Brasil daquela época? Por outro lado, os impostos internos eram menores na constituição de 1967, o que permitiu crescimento.

    Agora, com a Constituição Cidadã de 1988, estamos afundados em 40% de impostos sobre a PIB, algumas coisas ficaram mais fáceis, mas o crescimento estancou e ganhamos uma cascata de direitos (grande parte de faz-de-conta) – porque o país decidiu gastar como rico quando ainda é pobre.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui