Morre o ex-presidente do Jockey Club Brasileiro, José Carlos Fragoso Pires

Conhecido por anos por sua fortuna, o ex-magnata tinha 87 anos e já estava recluso antes da pandemia. A causa da morte não foi informada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Carlos Sadicoff | 05-08-1998

Morreu nesta sexta-feira (23/10) José Carlos Fragoso Pires, ex-presidente do Jockey Club Brasileiro. O ex-magnata, que faleceu aos 87 anos, já estava recluso antes da pandemia. A causa da morte não foi informada.

Fragoso, por anos, foi conhecido pela sua fortuna, já que chegou a ter 27 empresas em seu nome. Entre elas, estavam as falidas Frota Oceânica e Amazônica e Álcalis. Ele também dominou o universo equestre. Sua família era dona do Haras Santa Ana do Rio Grande, que liderou a estatística de vencedores de corridas no Hipódromo da Gávea nos anos 1980 e 1990. Na década de 90, Fragoso presidiu duas vezes o Jockey Club Brasileiro, o que lhe conferiu ainda mais status na sociedade carioca.

No fim dos anos 1990, o empresário começou a se desfazer de bens. Em 1997, perdeu a corretora e o Banco Vega. Na época, endividado em R$ 300 milhões, ele contratou o banco suíço Union Bancaire Privé para reestruturar os negócios, mas não deu certo. No mesmo período, vendeu o apartamento do Upper East Side, em Nova York, negociou metade do seu plantel de cavalos, que chegou a ter 300 animais, e passou adiante o jatinho. Também abriu mão da mansão em Angra dos Reis. Foi nessa época que o empresário começou a se desfazer das empresas.

O advogado da família, em entrevista ao jornal O Globo em 2013, atribui o início dos problemas financeiros à decisão de Fragoso Pires de comprar, em 1992, a Companhia Nacional Álcalis, que na época tinha a exclusividade da fabricação de barrilha (matéria-prima do vidro) no país. Anos depois, o monopólio da Álcalis foi quebrado, e empresas estrangeiras conseguiram entregar barrilha importada a preços mais competitivos. Com prejuízo, Fragoso repassou o comando da companhia a um grupo de funcionários, em 2006.

Advertisement

Pelo menos desde 2013, uma cobertura de quase 4.000m² que pertencia a ele estava a venda. Encalhada há 7 anos, a mansão pertenceu a  Jorginho Guinle antes de ser adquirida por Fragoso. Especialistas avaliavam o local em menos da metade do preço pedido pela imobiliária com o menor valor. Confira o vídeo da cobertura: 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morre o ex-presidente do Jockey Club Brasileiro, José Carlos Fragoso Pires
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui