Morre o físico Luiz Pinguelli Rosa, ex-professor da UFRJ e ex-presidente da Eletrobras

Pinguelli tinha 80 anos e estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana; ele comandou a Eletrobras no primeiro ano de mandato do governo Lula

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Luiz Pinguelli Rosa - Foto: Reprodução

Faleceu nesta quinta-feira (03/03), aos 80 anos, o físico Luiz Pinguelli Rosa. Ele estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Até o fechamento desta matéria, a causa da morte ainda não havia sido revelada.

Nascido na própria capital fluminense em 19 de fevereiro de 1942, Pinguelli foi presidente da Eletrobras, empresa responsável por coordenar toda a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no país, em 2003, durante o primeiro ano de mandato do governo Lula.

Além disso, comandou, por 4 mandatos, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Físico de formação, ele era também mestre em engenharia nuclear.

Por meio de nota oficial, a UFRJ decretou luto de 3 dias e lamentou o falecimento do ex-professor. ”A Reitoria da UFRJ lamenta profundamente a partida de Pinguelli, defensor nato da universidade brasileira e da difusão da ciência e da tecnologia. Seu compromisso por uma universidade de qualidade que transpira pesquisa deixará uma lacuna entre nós e um aprendizado permanente. Transmitimos força aos familiares, amigos e à comunidade acadêmica neste momento de consternação”, escreveu a universidade.

Advertisement

Vale ressaltar que o velório de Pinguelli será aberto ao público, das 17h às 19h, no átrio do Palácio Universitário, no campus da UFRJ na Praia Vermelha, na Urca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morre o físico Luiz Pinguelli Rosa, ex-professor da UFRJ e ex-presidente da Eletrobras
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui