Morro da Conceição recebe a Feira de Troca de Mudas e Sementes neste sábado

Área tranquila, na região Portuária do Rio, o Morro da Conceição é repleto de construções de grande valor histórico e arquitetônico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Entrada do Morro-da-Conceição / Reprodução: Internet

O Morro da Conceição, localizado na Saúde, bairro da região Portuária do Rio de Janeiro, receberá, no próximo sábado (9/04), a Feira de Troca de Mudas, Sementes e Doações de Planta, na Praça da Bola, das 10h às 15h. O objetivo do evento é fortalecer um sistema de trocas entre os membros da comunidade, além de apresentar aos visitantes os trabalhos dos artistas locais, com a oferta de música e comidas típicas. A entrada é franca.

Conheça o Morro da Conceição

O Morro da Conceição que, ao contrário do muitas pessoas desinformadas pensam, não é um favela. Ele faz parte de um quadrilátero geográfico juntamente com os morros Castelo, de Santo Antônio e de São Bento, onde a cidade do Rio de Janeiro se desenvolveu, a partir da sua fundação em 1565.

Com o desenvolvimento comercial e residencial da cidade, os morros do Castelo e de Santo Antônio foram total e parcialmente derrubados, para dar lugar à modernização urbana da cidade. O Morro da Conceição, no entanto, permaneceu de pé conservando as características das tradicionais vilas portuguesas.

Advertisement

Foi a devota de Nossa Senhora de Conceição, Dona Maria Dantas, quem deu indiretamente o nome ao acidente geográfico. Em 1590, ela mandou construir no alto monte, uma capela em homenagem à Santa. Anos depois, Maria Dantas doou a capela e as terras ao redor aos frades do Carmo, para a construção de um convento. Em 1659, os monges capuchinhos franceses deram início à construção do Palácio Episcopal, que ficou pronto décadas depois.

Morro da Conceicao Morro da Conceição recebe a Feira de Troca de Mudas e Sementes neste sábado
O Morro da Conceição, na região Portuária do Rio, conserva o ar de cidade pacata e clima familiar / Foto Joaquim Ferreira dos Santos

O visitante pode ver no Morro da Conceição várias construções arquitetônicas datadas do período colonial. O Palácio Episcopal, atualmente ocupado pelo Serviço Geográfico do Exército; a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, de 1718, e a Igreja de São Francisco da Prainha, de 1696 são algumas delas.

Devemos dar uma atenção especial às construções ligadas ao tráfico e escravidão, também presentes no Morro da Conceição. Em seu sopé, encontra-se a Pedra do Sal, rocha banhada, até fins do século XIX, pelas as águas da Baía de Guanabara, e onde desembarcavam navios negreiros vindos de várias regiões da África. Data de 1905, a construção do Jardim Suspenso do Valongo, na encosta oeste do Morro da Conceição. O lado noroeste do morro, onde se encontra o seu pico menos proeminente, era chamado de Morro do Valongo, distinção usada até o início do século XX, até construção do Observatório do Valongo, em 1926.

No Morro da Conceição também é possível ver sobrados centenários e vilas operárias. Na Rua do Jogo da Bola e na Ladeira João Homem podem vistos casarões ao estilo das tradicionais vilas portuguesas, os quais abrigam ateliês de artesão e artistas, além de residências. A Travessa do Sereno é exemplo da habitação carioca dos últimos três séculos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morro da Conceição recebe a Feira de Troca de Mudas e Sementes neste sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui