O Rio de Janeiro é uma capital que se revela de diversas maneiras, encantando artistas, turistas e seus próprios residentes, seja em novelas ou em quadros. No último domingo (22/09), o fotógrafo Joaquim Nabuco inaugurou a exposição “Azulejos Cariocas” na Rio Book Gallery, localizada no shopping Fashion Mall, na zona Sul da cidade.
Nesta mostra, Nabuco apresenta alguns dos principais painéis de azulejos do Rio, como os da Igreja da Glória, e os une a fotografias da cidade impressas em azulejos autênticos. A exposição estará aberta para visitação de 24 de setembro a 24 de novembro, em paralelo ao evento Casa Cor Rio, no piso 3.
“Os anjos pintados pelo artista português Valentim de Almeida desceram o Outeiro da Glória, onde estão há 300 anos, para se encontrar com os garotos do Pavãozinho e jogar uma altinha no Arpoador. O Cristo Redentor surge glorioso entre as nuvens, emoldurado por formas barrocas côncavas e convexas, inspiradas na natureza e minuciosamente detalhadas”, compartilha o fotógrafo ao blog Lu Lacerda.
As obras exibem tons de azul que variam do ciano ao violeta, sempre com um fundo branco e sombras em preto, remetendo aos tradicionais azulejos portugueses. Outros grandes artistas, como Portinari, Burle Marx e Adriana Varejão, também se inspiraram na arte do objeto, utilizando a pintura como suporte.
A série “Azulejos Cariocas” de Joaquim Nabuco destaca-se por usar a fotografia como meio de expressão, com o Rio e seus painéis históricos como tema central.
O artista já publicou quatro livros sobre o Brasil, três deles pela editora americana Schiffer Books. Iniciou sua carreira como fotojornalista e atuou no mercado de publicidade e moda. Nos últimos dez anos, tem se dedicado exclusivamente ao que define como “criação artística”.
Além das fotografias, a exposição inclui os vestidos “Art Dresses”, em parceira com a estilista Alessa Migani.
A Rio Book Gallery, projeto do empresário Ricardo Amaral, promove exposições que têm o Rio de Janeiro como pauta principal.