Mostra Rio Desaperecido no MAM fala das mudanças no Rio de Janeiro

Mostra Rio Desaparecido reúne três filmes e debates sobre transformações na urbe carioca, entre 19 e 21 de julho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
[Arquitetura] Fachada do MAM com vegetação - Foto Fabio Souza

O Museu Virtual Rio Memórias e a Cinemateca do MAM se reuniram para promover, em paralelo ao Congresso Mundial de Arquitetos, a Mostra Rio Desaparecido, a ser realizada em julho, de forma totalmente gratuita.

 Três documentários serão exibidos, um deles inédito, e haverá debates com historiadores, arquitetos e cineastas de renome sobre as transformações urbanas ocorridas no Rio de Janeiro. Os filmes estarão disponíveis entre os dias 15 e 25 de julho na plataforma Vimeo e os debates serão realizados nos dias 19, 20 e 21 do mesmo mês, com transmissão simultânea no www.youtube.com/mamrio e no www.youtube/riomemorias.

“A ideia é que as imagens em movimento de um passado que ainda não era ruína possam dialogar com o tempo presente, evidenciando as transformações urbanas ocorridas até aqui e como queremos caminhar para o futuro”, revela a diretora e curadora do Museu Virtual Rio Memórias, Livia de Sá Baião.

Inédito e histórico, o documentário ‘Nossos Soberanos no Brasil’ acompanha a legendária visita dos reis belgas aos trópicos, em 1920. “O filme é de uma riqueza ímpar para o conhecimento do Brasil de um século atrás, na época atravessado por inúmeros conflitos, mudanças e desafios. O que se espera, com a divulgação da obra, digitalizada e restaurada especialmente para a mostra em 2K, é o interesse cada vez maior de estudiosos e do público em geral em descortinar o passado de uma realidade não tão distante assim, do nosso país”, conta o gerente da Cinemateca do MAM, Hernani Heffner.

Advertisement

Além do filme, produzido pelo Service Cinématographique de l’Armée Belge (S.C.A.B.), que faz parte do acervo da Cinemateca Belga, a Mostra Rio Desaparecido vai trazer ao público mais dois documentários com imagens de um Rio que não existe mais: “Crônica da demolição” (2017), dirigido por Eduardo Ades, “O desmonte do monte” (2018), de Sinai Sganzerla.

Agenda de debates


Dia 19 de julho, às 18h | ‘Nossos Soberanos no Brasil’
– Filme que retrata a visita da família real belga ao Brasil, entre 19 de setembro e 15 de outubro de 1920, mostrando imagens inéditas do Brasil e do Rio. O filme – realizado em 1920 pela S.C.A.B. – Service Cinématographique de l’Armée Belge – é um documento histórico e praticamente desconhecido do público brasileiro. Nele se pode ver as grandes cidades brasileiras da época (Rio de Janeiro, Petrópolis, Santos, São Paulo e Belo Horizonte), com direito a planos aéreos e recheadas de paradas, desfiles, exercícios militares.
Mediador: Hernani Heffner (Cinemateca do MAM)
Historiadores: Heloisa Starling (UFMG) e Frederico Coelho (PUC Rio)
Arquiteto: Luiz Fernando Janot

Dia 20 de julho, às 18h | ‘Crônica da demolição’ – Ao investigar a controversa demolição do Palácio Monroe, o antigo prédio do Senado Federal no Rio de Janeiro, decretada pelo presidente Ernesto Geisel no período militar, o documentário revela os jogos de poder que determinam os destinos da cidade até hoje.
Mediadora: Livia Baião (Rio Memórias)
Historiador: Antônio Edmilson Martins (PUC Rio e UERJ)
Arquiteto: Nireu Cavalcanti
Cineasta: Eduardo Ades

Dia 21 de julho, às 18h | ‘O desmonte do monte’ – Aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrasamento. O filme é um mergulho em algumas das características específicas do processo de urbanização carioca, como o embelezamento à francesa, a expulsão dos pobres das zonas valorizadas da cidade e a corrupção das elites dirigentes. “O desmonte do monte” fala também como as noções de patrimônio histórico e justiça social passaram ao largo das principais preocupações dos reformadores da cidade.
Mediador: José Quental (Cinemateca MAM)
Arquiteta e Historiadora: Evelyn Furquim (UNIRIO)
Arquiteta: Ceça Guimarães (UFRJ)
Cineasta: Sinai Sganzerla

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mostra Rio Desaperecido no MAM fala das mudanças no Rio de Janeiro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Mostra Rio Desaperecido no MAM fala das mudanças no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui