A mostra “Viva Carmen”, em cartaz no Museu Carmen Miranda, é uma das finalistas do Prêmio Caio 2024 na categoria “Mostra e Exposição”. Considerado o “Oscar” do setor de eventos no Brasil, o Prêmio Caio reconhece os melhores trabalhos do setor e será realizado no dia 10 de dezembro, em São Paulo.
Produzida pela agência Núcleo da Ideia, a exposição “Viva Carmen” contou com curadoria de Ruy Castro e Heloisa Seixas e cenografia de Israel Nunes. A mostra celebra a vida e obra da icônica artista brasileira, Carmen Miranda, através de um acervo com cerca de 120 itens originais, como vestidos, turbantes, sapatos, acessórios, fotografias, partituras e cartazes.
“Esse reconhecimento é a confirmação de que estamos no caminho certo, entregando um trabalho de qualidade, com muita dedicação, que reflete nosso comprometimento e respeito pela história de Carmen Miranda e pela cultura brasileira”, disse Daniela de Aguiar, diretora do Museu Carmen Miranda.
Museu Carmen Miranda reaberto após 10 anos
O Museu Carmen Miranda foi reaberto após 10 anos fechado, graças à reforma estrutural realizada com o programa Acelera Funarj e à recuperação do acervo. A exposição “Viva Carmen” marca a nova fase do museu, que tem como objetivo promover atividades culturais e homenagear a “pequena notável”.
Visita ao Museu:
O Museu Carmen Miranda, administrado pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), oferece visitação gratuita de quarta a domingo. Além da exposição “Viva Carmen”, o museu promove palestras, oficinas e apresentações artísticas. Localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, o espaço possui uma vista privilegiada para o Pão de Açúcar.