Motoristas do BRT realizam greve nesta sexta; Rio entra em estágio de mobilização

Por volta das 06h, não havia ônibus dos corredores Transcarioca e Transolímpica circulando; apenas uma linha da Transoeste operava, mas com ônibus comuns

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Motoristas do BRT Rio em greve em 25 de fevereiro de 2022 - Foto: Reprodução/TV Globo

Funcionários do BRT do Rio de Janeiro entraram em greve na madrugada desta sexta-feira (25/02). Eles reivindicam condições de trabalho mais apropriadas, além de mais segurança e salários reajustados. Devido à paralisação, a capital fluminense entrou em estágio de mobilização, o 2º em uma escala de 5 níveis, às 06h45.

Vale destacar que a greve fez diversas estações do BRT Rio sequer abrirem. Segundo relatos de passageiros, por volta das 06h, não havia ônibus dos corredores Transcarioca e Transolímpica circulando.

Somente o corredor Transoeste operava parcialmente, pois a Prefeitura elaborou um plano de contingência e conseguiu manter operando a linha Santa Cruz-Alvorada, mas por meio de ônibus comuns.

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários do Rio, há aproximadamente 480 motoristas que atuam nos 3 corredores do BRT em greve. Eles cobram um novo contrato que inclua direitos trabalhistas como férias e horas extras, além do retorno dos funcionários afastados pelo INSS.

Advertisement

O que diz a Prefeitura

Por meio de nota oficial, a Prefeitura do Rio informou que, ”sem qualquer tipo de aviso prévio, os motoristas do sistema BRT entraram em greve na madrugada desta sexta”. Ainda segundo o Poder Executivo carioca, a orientação é que a população ”procure outra alternativa de transporte público para se locomover”.

”A presidente da MOBI-Rio, Cláudia Seccin, tenta, sem sucesso, iniciar uma negociação com os grevistas desde o meio da madrugada, mas eles se negaram a conversar. A Prefeitura do Rio ressalta que não recebeu qualquer comunicado, por parte do Sindicato ou qualquer outra liderança, sobre a intenção dessa paralisação ou a pauta de reivindicações. Portanto, trata-se de uma greve ilegal”, complementou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Motoristas do BRT realizam greve nesta sexta; Rio entra em estágio de mobilização
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui