Motoristas do RJ poderão renovar CNH pela internet; saiba como proceder

Novo serviço deve ser solicitado pelo site do Detran.RJ, eliminando necessidade de agendamento prévio para os postos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Sede do Detran-RJ, na Avenida Presidente Vargas - Foto: Reprodução/Google Maps

A partir desta segunda-feira (04/07), motoristas do Rio de Janeiro poderão renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por meio do ”Posto Digital”, disponível no site oficial do Detran.RJ. Trata-se de uma simplificação do processo, facilitando o acesso da população fluminense ao serviço.

Com a nova modalidade, os condutores só precisarão comparecer aos postos, sem necessidade de agendamento, para tirar uma nova foto e fornecer as impressões digitais – e, depois, para pegar o documento.

O usuário poderá escolher qualquer unidade do Detran.RJ para fazer a fotografia e a biometria. O atendimento será por ordem de chegada.

Pelo Posto Digital, o motorista receberá o endereço da clínica médica onde fará o exame de aptidão física e mental, ao mesmo tempo em que indicará a unidade do Detran onde quer pegar sua nova CNH. Ou seja, a autarquia está eliminando a necessidade de agendamento prévio para a realização do atendimento – o que era obrigatório anteriormente.

Advertisement

”Com a Renovação da Habilitação Simplificada, o Detran dá mais um passo para facilitar a vida dos cidadãos, tornando os serviços mais rápidos e acessíveis”, afirmou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Vale lembrar que, recentemente, o Detran.RJ também firmou convênio com cartórios do estado para os serviços de habilitação – como primeira e segunda vias da CNH, renovação da carteira de motorista, além de alteração de dados e de categoria. Nesta parceria, disponível em 27 cartórios até o momento, o usuário também não precisa realizar agendamento para ser atendido, bastando chegar ao cartório com os documentos necessários.

No entanto, é importante ressaltar que só poderão preencher o requerimento no Posto Digital os usuários que optarem pela renovação simplificada da CNH – sem alteração dos dados da carteira anterior, ou, no máximo, com inclusão de informação de atividade remunerada. Qualquer alteração além desta exigirá o agendamento prévio do serviço em um posto do Detran.RJ.

Outro ponto importante a ser destacado é que a Renovação Simplificada da CNH não é obrigatória. Quem preferir pode continuar realizando o agendamento prévio nos postos. Para a nova versão simplificada, a CNH anterior precisa ter sido emitida no estado do RJ e o domínio atual tem de ser fluminense. Os usuários com 65 anos ou mais têm a isenção do Duda.

Passo a passo para requerer a CNH no Posto Digital

  1. Pagar o Duda de Renovação de CNH (Código 204-6), obtido no site oficial do Bradesco;
  2. Acessar o Posto Digital, no site do Detran e clicar na aba ”Habilitação”;
  3. Clicar na aba ”Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar”;
  4. Preencher os dados exigidos e confirmar, em várias etapas, as informações apresentadas pelo sistema, incluindo dados biográficos e endereço de residência;
  5. Indicar o posto do Detran.RJ onde deseja pegar o documento e aceitar as condições do serviço digital;
  6. Na aba ”Documentos Digitais”, imprimir os formulários ”Renach” e ”Endereço de Clínica Médica”. O primeiro deverá ser levado ao posto para a foto e a coleta das impressões digitais. Já o segundo, para a realização de exame médico/psicológico;
  7. Comparecer a um posto do Detran de sua escolha, em qualquer horário, sem necessidade de agendamento, para cadastrar a biometria e fazer a foto;
  8. Fazer o exame de aptidão física e mental na clínica credenciada ao Detran.RJ indicada no formulário;
  9. Buscar a CNH na unidade que foi escolhida ao preencher o requerimento no Posto Digital.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Motoristas do RJ poderão renovar CNH pela internet; saiba como proceder
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Sensacional isto mostra o avanço tecnológico junto a preocupação com o carioca, eu trabalho muito tenho a real dificuldade de me encaixar no agr no agendamento. PARABENS A DIRETORIA DO DETRAN.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui