Na contramão do atual e polarizado cenário político brasileiro, uma nova postura ideológica ganha força: a moderação. Moderados são aqueles que buscam a temperança e são opostos à violência, respeitam a espontaneidade da vida e o pluralismo do mundo, são contra o orgulho, a unilateralidade, a intolerância e o fanatismo nos compromissos morais e políticos. Com base nesse pensamento surgiu o Movimento do Trevo, ONG que será lançada oficialmente no próximo dia 4/6, em evento na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, às 15h30, e produzirá o Manifesto Moderado do Brasil.
Fundado por Juliana Benício, engenheira, mestre em economia, doutora em engenharia de produção e candidata à prefeitura de Niterói em 2020, e Andreia Onorato, pedagoga e especialista em gestão de pessoas com 30 anos de experiência em desenvolvimento organizacional, o Movimento é apartidário, democrata e tem como objetivo promover ambientes de debate político e sensibilizar os brasileiros para a importância de se desenvolver uma postura moderada junto à sociedade. “Somos uma frente plural em prol da solução de problemas. Nosso Movimento não é uma estratégia política. Temos como foco entregar resultados para o nosso país“, destaca Juliana, que busca o apoio de ativistas moderados.
Com o lançamento do Movimento, três formas de atuação serão implementadas para fomentar a ideologia na sociedade brasileira: plenárias que debaterão temas da atualidade, construindo assim um posicionamento moderado; a certificação de políticos moderados com o selo Trevo e o investimento em pesquisas para o desenvolvimento de ferramentas contra a manipulação do debate nas redes sociais (robôs que divulgam fake news).
Apesar de novo no Brasil, o pensamento moderado já tem bases consolidadas em pequenos partidos na Europa e aparece em alguns debates específicos nos Estados Unidos, como na época da Guerra Fria e após a invasão do Capitólio, durante a sessão do Congresso que confirmaria a vitória de Joe Biden contra Donald Trump, nas eleições presidenciais americanas de 2020.
Lançamento
Para marcar o lançamento do Movimento do Trevo, a primeira plenária acontecerá no dia 4/6 na Livraria da Travessa, no Barra Shopping. O evento será híbrido, com venda de ingressos e transmissão através do site Sympla, para que pessoas de todo o Brasil possam acompanhar.
A programação do evento inaugural contará com a socióloga, professora da Fundação Dom Cabral e Fundação Getulio Vargas (FGV), Carmem Migueles, que abordará recentes casos de intolerância sofridos na internet; com o PhD em química, reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, que falará sobre como as instituições de educação foram atacadas durante a pandemia da Covid-19, com o André Moragas, diretor de comunicação do Grupo Andrade Gutierrez e sócio-diretor da Néctar Comunicação, que comentará sobre os ataques à credibilidade da imprensa brasileira, e com o analista político, jornalista investigativo, diretor de redação de O Antagonista e âncora do programa Papo de Antagonista, Claudio Dantas, que trará uma visão única dos bastidores do poder em Brasília, pontuando as contradições do sistema político brasileiro. Outros representantes de movimentos moderados e apartidários também estarão presentes e poderão contribuir para o debate.
O evento dará início a construção do Manifesto Moderado do Brasil, que será escrito com a participação de todos os presentes no evento.
Serviço:
Lançamento do Movimento do Trevo e 1º Encontro do Movimento Moderado no Brasil
Dia: 4 de junho, às 15h30
Local: Livraria da Travessa, no Barra Shopping
Link de inscrição para participação presencial
Link de inscrição para participação virtual