Movimento Unido dos Camelôs lança aplicativo ao completar 18 anos de fundação

O APP dos Camelôs vai permitir o registro das ocorrências de irregularidades e de violações de direitos cometidas por agentes do Estado contra os trabalhadores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Completando maioridade nesta quinta-feira (01/07), o Movimento Unido dos Camelôs (Muca) vai lançar um aplicativo para melhorar as condições de autodefesa dos ambulantes. O aplicativo, batizado como APP dos Camelôs, vai permitir o registro das ocorrências de irregularidades e de violações de direitos cometidas por agentes do Estado contra os trabalhadores. Hoje mesmo o APP, desenvolvido pelo MUCA junto do Observatório das Metrópoles e do Instituto Federal de Educação do Paraná, estará disponível para download em celulares com sistema Android, na Play Store.

 “Hoje é dia de celebrarmos a nossa luta e de nos fortalecermos para as lutas que virão, porque ainda há muito a ser reivindicado e questionado e a violência do Estado ainda é uma realidade contra nós, mesmo num momento agudo de pandemia e de desemprego. Nesse sentido, o novo aplicativo representa um avanço importante nas nossas condições de lutar por nossos direitos”, disse Maria dos Camelôs, liderança da categoria, protagonista do movimento que culminou com a fundação do Muca em 1993, quando ela foi covardemente espancada e ameaçada por guardas municipais no Centro do Rio, logo após ter dado à luz o seu filho.

Desde então, Maria e seus companheiros de luta já organizaram ou provocaram dezenas de  manifestações, reuniões, audiências e atividades com o objetivo central de lutar pela garantia ao trabalho digno para todas e todos. 

Em especial, neste momento, os camelôs reivindicam a revogação do Decreto 48.806 da Prefeitura do Rio de Janeiro que “determina a realização de intervenção especial de ordenamento urbano em área da Avenida Rio Branco e na Praça Floriano, no Centro da Cidade.” No decreto, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) fica autorizada a realizar ações que previnem ou coíbem, entre outras, “qualquer atividade de comércio ambulante”.

Advertisement

No APP dos Camelôs, o(a) usuário(a) deverá fazer o download e criar uma conta no aplicativo. Após isso, ele(ela) terá acesso a um menu que mostra opções para: (i) registrar uma denúncia anônima de violação que tenha sido cometida contra um(a) camelô; (ii) ver mensagens e notícias emitidas pelos administradores do aplicativo, com informações úteis para os(as) ambulantes; (iii) ver o mapa do Centro do Rio de Janeiro demonstrando ocorrências que já tenham sido inseridas no sistema e; (iv) ver a lista das ocorrências já inseridas. Ao registrar a denúncia de forma anônima, o(a) usuário(a) poderá escolher o tipo da ocorrência (se apreensão de mercadorias, violência física, violência verbal/moral, extorsão entre outros), bem como o tipo de agente que praticou a violência (Guarda Municipal, Polícia Militar, fiscais da Prefeitura ou comerciantes do entorno).

O aplicativo também deverá permitir a coleta de dados para um melhor monitoramento e visibilidade das diversas formas de violência sofridas frequentemente por quem tem a rua como local de trabalho e sustento de suas famílias.

Hoje haverá uma atividade de comemoração dos 18 anos do Muca às 13h, na Uruguaiana (em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos homens pretos), com um sopão feito e distribuído pelo próprio movimento. Na ocasião, será distribuído um panfleto explicativo de como baixar o aplicativo e como utilizá-lo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Movimento Unido dos Camelôs lança aplicativo ao completar 18 anos de fundação
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui