MP Eleitoral quer combater problemas no 2º turno no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) emitiu orientação normativa aos promotores eleitorais para assegurar a normalidade da votação no segundo turno destas eleições, neste domingo. O objetivo é que compareçam ao maior número de seções possíveis para identificar eventuais irregularidades. Como houve problemas no primeiro turno, a PRE pede especial atenção ao aviso expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ) sobre a organização dos locais de votação.



Medidas como evitar a formação de fila única para mais de uma seção, a sinalização de prédios usados como zona eleitoral em 2016 e a indicação de seu novo endereço estão entre as recomendações do TRE. O MP Eleitoral ressaltou ainda que, segundo o Tribunal, tanto os eleitores que realizaram cadastro biométrico na Justiça Eleitoral quanto aqueles que tiveram seus dados aproveitados do Detran/RJ serão identificados pela digital. “Se houver erro, e ele persistir após quatro tentativas, o mesário está autorizado a permitir a votação apenas com assinatura manuscrita”, explica o procurador regional eleitoral Sidney Madruga no documento.

A PRE também instruiu aos promotores eleitorais que resguardem a livre manifestação de convicções políticas dos cidadãos, desde que dentro da lei, fiscalizando atos que possam configurar propaganda eleitoral irregular. Apologia a preconceitos de raça ou classe, instigação à desobediência civil e ofensa a terceiros são, dentre outras, as condutas ilícitas destacas pela PRE. “É importante também coletar todos os materiais possíveis para propiciar a persecução de ilícitos eleitorais”, esclareceu o procurador.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MP Eleitoral quer combater problemas no 2º turno no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui