O Ministério Público de São Paulo (MP-SP), por meio da promotora de Justiça Marcela Agostinho Gomes, protocolou uma ação que visa tornar laica a Fundação João Paulo II (FJPII). A fundação é uma entidade católica criada pelo fundador Monsenhor Jonas Abib, e seus membros resistem quanto à retirada de seu controle da Canção Nova; a entidade fez a denúncia do que se considera uma gravíssima ameaça à missão evangelizadora da instituição católica, que controla a maior TV dedicada ao catolicismo do país.
Nesta sexta-feira (24), o padre Wagner Ferreira da Silva, presidente do Conselho Deliberativo da Fundação João Paulo II e da Comunidade Canção Nova, divulgou um vídeo nas redes sociais no qual demonstra que a medida do MP-SP interfere gravemente na fundação, além de promover afastamento dele e de outros cinco membros do conselho deliberativo da FJPII. A Justiça ainda não se posicionou sobre os pedidos da promotoria, mas claramente se tenta com eles afastar a Fundação das razões para as quais foi criada.
Na mensagem divulgada, padre Wagner reforça que a Fundação deve seguir como entidade evangelizadora, não abrindo espaço para se tornar uma promotora de políticas públicas. Afinal, nasceu católica e foi criada para promover a fé nesta religião.
O religioso afirmou ainda que a comunidade católica tomará as medidas legais para proteger o legado e a missão de Monsenhor Jonas, que dizia que a “fundação existe da Canção Nova e para a Canção Nova”, lembrou o sacerdote. A situação gerou verdadeiro escândalo entre os católicos, e sites especializados estão se dedicando ao assunto.
Na ação protocolada na Justiça, a promotora Marcela Agostinho tenta afirmar que a FJPII atua com “nítido desvio de finalidade, denotando o controle da entidade a favor dos interesses da Comunidade Canção Nova”.
Fundada em 1982, a Fundação João Paulo II é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos e foi criada pela Canção Nova para ser uma mantenedora para o Sistema Canção Nova de Comunicação e Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova.
No documento enviado à Justiça, a promotora afirmou, no entanto, que teriam sido apurados supostos desvios da Fundação em favor da Canção Nova, incluindo “renúncia de receitas” pela primeira. Especialistas vêem a suposição como improvável e como tendo o objetivo de laicizar o maior sistema de comunicação da Igreja Católica no país.
“A eclosão desta gradativa perda de autonomia da Fundação João Paulo II pode ser verificada em dois aspectos: interno e externo. No aspecto interno, são notórios os movimentos do Conselho Deliberativo da entidade na ingerência em face do exercício regular dos demais órgãos da entidade. Em seu aspecto externo, a relação simbiótica entre ambas as entidades demonstra ainda mais claramente a permissividade patrimonial e financeira da Fundação João Paulo II para a Comunidade Canção Nova”, argumentou a promotora num documento, reproduzido pelo G1.
A argumentação foi rebatida pelo padre Wagner no vídeo postado nas redes sociais. No conteúdo, o religioso enfatizou a incompreensão do MP-SP quanto às finalidades da Fundação João Paulo II.
“São duas instituições distintas, mas que fazem parte de uma única obra: a obra Canção Nova. O padre Jonas, em vida, presidiu as duas instituições. E, portanto, era entendimento comum da Canção Nova de que o presidente da comunidade Canção Nova fosse também presidente da Fundação João Paulo II. E assim trabalhamos durante esses anos sem qualquer dificuldade, sem qualquer conflito. Trabalhamos muito bem”, esclareceu o sacerdote, acrescentando que o caráter evangelizador da entidade precisa ser preservado:
“A fundação precisa ser preservada em sua atividade evangelizadora. Por isso não vamos permitir esse movimento de laicização, esse movimento que quer, muitas vezes, tirar a finalidade de evangelização da Fundação João Paulo II”, complementou padre Wagner”.
No Rio de Janeiro, a Casa de Evangelização da Canção Nova está situada no Centro do Rio, na Avenida Marechal Floriano, onde acontecem as atividades evangelizadoras, como as Santas Missas, encontros, aprofundamentos, e o famoso Rebanhão de Carnaval.
Isso é literalmente perseguição religiosa.
Quem criou que a administre! Ou cuide!
Estranha a motivação do MPSP num assunto que não é dele. Já basta! Censor religioso é passar da linha.
E isto se aplica a MPs como um todo, a intromissão em assuntos particulares a seu exclusivo bel-prazer. Agora, talvez motivado pelo “canhão midiático” e a máquina geradora de receita que a Canção Nova detêm, incluindo-se ai um canal de TV, quer ser curadora da marca. Por que então, já que agem sem serem provocados, não interferem em outras potências religiosas dos mais variados matizes? Problemas surgem toda ora em igrejas, e somente para falar nessas, sem qualquer ação corretiva. Que, volto a dizer, é muito estranha.
Sinais, fortes sinais…
ESSA PROMOTORA SÓ PODE SER BOLSONARISTA, OU DA EXTREMA DIREITA QUE NÃO FAZEM NADA PELO PAÍS, SÓ ROUBAM
Bem se vê que você é petista e sequer leu a matéria. A promotora parece não ter mais o que fazer inventando desculpas para tornar laica uma fundação católica.
Acho que ao contrário Dna Evailda, laicidade é coisa dessa esquerda nojenta que tomou o país de assalto
Concordo plenamente com a Senhora Promotora. É preciso sanar os desvios de finalidade.
Essa promotora poderia tentar ser mais útil e mandar apurar os descalabros financeiros do judiciário, do qual ela faz parte…..
Os bispos brasileiros colhem o que plantaram
Esta corja anti Cristo, que apenas exterminar a religião católica, com tanta bagunça neste país cheios de hipócritas.
A Canção Nova é uma das poucas vozes, que nós Cristão ainda temos para ouvir e expressar nossa fé, com um detalhe, não depende de nenhum centavo do governo e nem mesmo de entidades privadas. Já que é mantida por seus fiéis. MP tem muito o que fazer, em outras áreas, principalmente no tange a correr atrás dos ladrões safados que hoje assolam nosso país.
Oremos pelo Brasil, para que cada Cidadão(ã) tenha liberdade para se expressar dentro da SUA RELIGIOSIDADE, sem atacar a Religião do Próximo, para que tenhamos dias melhores.
Creio na seriedade da Fundação João Paulo II e na Canção Nova, por isso redobro as minhas Orações para que tudo seja esclarecido em nome de JESUS.
DE DEUS, NÃO SE ZOMBA!
A VERDADE TRIUNFARÁ!
O que este MP tá. Querendo? Porque não vai investigar o tráfico de drogas? Deixe a igreja em paz, promotora fdp. Vai procurar serviço em outro lugar. Vai procurar políticos ladrões……
Queria saber quem e o que denunciou.
Os comentários visam evocar a religião. Acontece que é preciso saber o conceito de uma Fundação e quais as suas obrigações. Uma Fundação é criada a partir do excedente de arrecadação e no estatuto, registrado em cartório, constará a forma de atuação e a quem se destinarao os recursos. Como exemplo, Xuxa Meneghel criou uma Fundação. Podem ter constatado desvio de finalidade uma vez que, parece, a Fundação não pode beneficiar quem a criou. O saudoso Padre Jonas Habib a criou com a finalidade correta e com sua morte, possivelmente, estejam havendo desvios. Fundação é uma entidade e a poderosa Cancao Nova é outra. Não se confundem e é isso que deve estar sendo questionado.
ainda há esperança a humanidade
Corretíssimo por parte da promotora. Vamos fazer o movimento inverso do que sempre foi feito: laicizar as igrejas, sejam elas quais forem, com o intuito de que não interfiram mais nos assuntos da sociedade.
Vcs devem ter tempo sobrando demais pra ficarem dando pitaco em assuntos q vcs mal entendem, e q msm se entendessem não tem direito algum de ficar se intrometendo …..e essa promotora deve tá faltando uma pizza de vasilhas bem cheia pra ela lavar.Pq ao invés de tá se intrometendo em assuntos da Canção Nova ….deveria tá cuidando da corrupção q cada dia cresce mais principalmente entre os políticos.
Rafael, o estado laico nao existe para laicizar igrejas, mas existe para proteger as confissões religiosas, a fim de uma não impedir outras, por exemplo. Depois, numa sociedade laica e democrática, todas instituições são chamadas a participar do debate, tb as instituições religiosas. Afinal, não existe discurso neutro….leigos e religiosos não são neutros, tem filosofias de vida, maneira de encarar a vida, etc
O estado laico nao existe para laicizar igrejas, mas existe para proteger as confissões religiosas, a fim de uma não impedir outras, por exemplo. Depois, numa sociedade laica e democrática, todas instituições são chamadas a participar do debate, tb as instituições religiosas. Afinal, não existe discurso neutro….leigos e religiosos não são neutros, tem filosofias de vida, maneira de encarar a vida, etc
Certíssimo Rafael.
Então tem de estatizar a Record também?
Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nós daí hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nos perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, amém.
Quem denunciou mesmo ?
Será que a igreja católica romana
Está por trás?
Só investigar uai….
Quem está por trás da denúncia….a própria igreja católica romana ?
Vamos investigar gente…
Absurrrrrdo
Tudo mencionado é sinal que que não tem noção do que seja a Canção Nova e Fundação João Paulo ll
Deus saberá definir esta questão com sua infinita sabedoria.
Numa visita do papa Francisco ele afirmou que ali era um território Eucarístico!!!
O demônio se serve de quem odeia Cristo e os cristãos. Que fiscalize os corruptos e o crime organizado e não aqueles que tentam trasforma corações endurecidos e incrédulos,como esta promotora,que precisa de conversão urgente. Não tem nada a se meter no que é particular. Eu contribuo todo mês com esta obra e o dinheiro é meu e não dela.
A fundação João Paulo II e a Canção Nova é uma só. Administrada, muito bem por sinal, por um só com recursos do povo. O povo católico ama e precisa desta instituição.
Que DEUS tenha misericórdia de nosso país, cada dia uma barbaridade diferente, eles não tem religião e também não querem que ninguém tenha, miseráveis, deveriam procurar O que fazer.
A senhora promotora precisa se explicar melhor qual a razão dessa pretensão em intervir nessas entidades católicas que a primeira vista parece muito suspeito .
Absurdo!!!Nao sou católica, mas acho essa atitude dessa promotora muito.estranha.Tem tanta coisa podre para investigar no poder público e ela preocupada com o que nao lhe diz respeito
Era só o que faltava. A promotora tá com falta de trabalho? Imagine alguém intervir na Record pra ela deixar de ser evangélica ou qqr outra coisa!
Eu não sou católica, e ainda sim estou do lado da igreja católica/da canção nova e da fundação. A promotora tá precisando processar uns bandidos.
Primeiramente, os recursos administrados são públicos ou privados? Se não são públicos, nada a fazer.
Se os recursos são privados, e há denúncia de desvio, a denúncia tem que ser feita na polícia, apurada e se concluída que houve desvios, abrir processo para responsabilização, pois terá sido caracterizado crime.
Fora disso, a promotora estará agindo de forma pessoal, e não pela função que exerce, que é fiscalizar onde os recursos públicos são aplicados e proteger os bens públicos de dilacerando e desvios.
Bastaria uma pergunta pra acabar com a celeuma: Que religião a promotora professa? SE disser que é aquela mesma do Malafaia, bingo…
Sou evangélico e discordo frontalmente com o posicionamento do. MP, melhor seria apurar salarios pagos no Judiciário e no MP, que ultrapassam o limite constitucional de salario no funcionalismo público,
Querido, se informe melhor antes de expressar uma opinião tão pífia, nenhuma igreja Evangélica seria a favor disto, visto que as mesmas possuem inúmeras redes de tv em diversos estados, laicizando a tv Canção Nova, ou seja retirar o conteúdo religioso, abre precedente, para que o mesmo seja feito em outras emissoras do gênero. Então por favor, din, din, din bingooooo, apaga que dá tempo!
Q essa P enfie a laicidade,no seu orifício excretor!!
Que nível é esse? Acho esse linguajar um tanto chulo, pra sem usado por uma pessoa cristã. Senhor! tenha misericórdia!
Ô sua idiota,quem vc pensa q é pra dar liçãozinha?
A igreja católica não acolhe só santinhas como a sra,aliás ,sendo como vc é ,já pode começar a fazer milagres,em qq fundo de quintal,criar sua própria “seita”….se fosse católica seria menos intrometida
Ter fé é uma coisa,conseguir ser santa é outra…. nem precisa de confissão pelo visto!!!!!Vai cuidar da tua vida, fica na tua !!
Pra que serve essa corja do MP mesmo?
Bando de mamadores de teta,será q querem mais um pixulé?
Vagabundos!!
não há necessidade desta intervenção. nenhum motivo para isso.
Promotora deve ser amiga dos patriotas, que são amigos do MALAfaia e do Edir.
concordo, genero, numero e $pecie
Não se engane….esse povo vai aonde o poder está….já viu a TV do auto intitulado “bispo”??? É um festival de anúncios do gov federal!!!Kkkk e o tal Malta? E o tal do Otoni?Amicíssimos de Lula qdo convinha…aliás todo aquele povo votou no q os donos das seitas mandavam!!!