MPE-RJ denuncia deputado Rodrigo Amorim por “violência política de gênero” contra vereadora

A denúncia decorre de um discurso realizado pelo deputado, em 17/05, no qual ele teria “constrangido, assediado e humilhado” Benny Briolly; a vereadora acabou acusando-o também de enviar emails ameaçadores, porém a acusação provou-se inverídica

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Mesa Viva - Rodrigo Amorim ( Foto: Gabriel Subtil )
Mesa Viva - Rodrigo Amorim ( Foto: Gabriel Subtil )

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), órgão ligado ao Ministério Público Eleitoral do Rio de Janeiro, denunciou, nesta sexta-feira (1), o deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB) por violência política de gênero contra a vereadora Benny Briolly (PSOL). A denúncia decorre de um discurso realizado pelo deputado, em 17/05, no qual ele teria constrangido, assediado e humilhado Benny Briolly. As informações são dos jornais O Dia e O Globo. Recentemente, porém, a vereadora acusou seu gabinete de tê-la ameaçado por e-mail, tendo ficado comprovado, por perícia, que a acusação não era verdadeira pois o e-mail não teria partido do gabinete de Amorim.

Para o órgão, o comportamento de Amorim teria como finalidade impedir o desempenho do mandato de Benny Briolly. Pelo regramento do Código Eleitoral, a pena para tal tipo de crime é de 1 e 4 anos de prisão e multa. O caso foi relatado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ), que pode punir Rodrigo Amorim com inelegibilidade de 8 anos. Conforme a denúncia, Amorim proferiu expressões como: “aberrações de ‘LGBTQYZH” e “o vereador homem de Niterói parece um ‘boizebu’ porque é uma aberração da natureza”.

A denúncia realizada pelos procuradores regionais eleitorais Neide Cardoso de Oliveira (titular) e José Augusto Vagos(auxiliar) afirma que o discurso feito pelo deputado petebista teve transmissão ao vivo pela TV Alerj, e retransmissão em diversas mídias, inclusive na internet, ganhando muita repercussão e acabou “causando grave dano político à vítima em relação a sua imagem frente ao seu eleitorado e demais eleitores”.

“Com essas palavras o denunciado constrangeu, humilhou e perseguiu a vítima Benny Briolly, com menosprezo e discriminação, subjugando a por ser mulher-trans e com a finalidade de impedir e/ou dificultar o desempenho do seu mandato eletivo na Câmara de Vereadores de Niterói, diante de sua notória atuação profissional, parlamentar e política relacionada a pautas em defesa das mulheres e da comunidade LGBTQIA+”, afirmaram os procuradores na denúncia.

Advertisement

A vereadora Benny Briolly afirmou que está aliviada diante da ação da Justiça e espera que as punições cabíveis sejam aplicadas o mais rapidamente possível.

“Sou a vereadora mais votada de Niterói e a primeira travesti eleita no Estado do Rio de Janeiro… Sensação de alívio parcial, mas não definitivo. Saber que esses criminosos não estão acima da lei, me fazem prosseguir. Que o Judiciário mantenha a decisão e que eu consiga exercer meu mandato sem ataques, mandato este ao qual fui democraticamente eleita para exercer. Não serei interrompida”, disse Briolly.

O deputado Rodrigo Amorim foi procurado pelo jornal O DIA, tendo afirmado não ter sido notificado sobre a denúncia. Na última sexta-feira, Amorim entrou com processo no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra as duas procuradoras do MPF que, segundo ele, cogitaram sua prisão preventiva por suposta ameaça realizada por e-mail à Benny Briolly.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MPE-RJ denuncia deputado Rodrigo Amorim por “violência política de gênero” contra vereadora
Advertisement

7 COMENTÁRIOS

  1. “Com essas palavras o denunciado constrangeu, humilhou e perseguiu a vítima Benny Briolly, com menosprezo e discriminação, subjugando a por ser mulher-trans”. Palavras não ferem. Chamar uma pessoa de homem ou de mulher não humilha e nem subjuga ninguém. Da mesma forma que ele tem o direito de se vestir e agir como mulher, os outros também podem dizer que ele é homem. Se fica tão afetado com algumas palavras é porque ele mesmo tem dúvidas sobre si mesmo…

  2. Interessante: esquerdistas xingam as pessoas de tudo que querem, quebram e incendeiam estações do VLT, tacam fogo em monumentos (lembram do monumento do Pedro Álvares Cabral, Glória???!): fazem tudo que não presta e ficam rindo da cara de todos!. Não são presos, não são indiciados, não são condenados por nada!.
    Infelizmente, a Justiça (uma boa parte de seus representantes), virou um sindicato de ativismo político esquerdista!. Vide o STF: uma aberração e vergonha nacional!.

  3. Quem acha que o desenho dos Simpsons prevê o futuro é porque nunca assistiu South Park. A situação relatada na notícia se encaixa perfeitamente no humor da série.

  4. Violência política de gênero?
    Isto está tipificado no código penal?
    Ou é uma livre interpretação do CPP, vulgo invenção jurídica?

  5. essa turma do PL, PTB et alli apenas perdem tempo com besteiras, em vez de apresentar propostas reais para a administração pública. sem falar no lindinho que está passando sufoco na câmara municipal. mas têm quem puxar…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui