MPF determina que processo do ‘QG da Propina’ contra Crivella retorne à Justiça Comum

Decisão é da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, em Brasília; caso estava na Justiça Eleitoral

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Marcelo Crivella, ex-prefeito do Rio - Foto: Reprodução

Tramitando desde abril na Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro, o processo referente ao ”QG da Propina”, suposto esquema financeiro ilegal praticado durante o mandato de Marcelo Crivella na Prefeitura da capital fluminense, voltará à responsabilidade da Justiça Comum. A determinação partiu da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF), em Brasília, no Distrito Federal.

O ex-prefeito foi preso em 22 de dezembro de 2020, quando restavam 9 dias para o término de sua gestão, e liberado no dia seguinte após um parecer favorável do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na ocasião, o Ministério Público do Estado do RJ (MPRJ) acusou Crivella de ser o líder do ”QG da Propina”. Junto a ele, outras 25 pessoas também viraram rés no mesmo processo, apontadas por fraudes ligadas à corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

No entanto, por uma das acusações ser em relação à falsidade ideológica eleitoral (mais conhecida como ”caixa 2”), no último mês de abril, o ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes ordenou que o caso fosse repassado da 1ª Vara Criminal Especializada do Tribunal de Justiça do RJ (TJRJ) à Justiça Eleitoral.

Advertisement

Em maio, o Ministério Público Eleitoral, por sua vez, sugeriu que fossem arquivadas as acusações de ”caixa 2” e que o caso voltasse a cargo da Justiça Comum.

Já em junho, o juiz Marcel Laguna Duque Estrada, da 16ª Zona Eleitoral do Rio, não concordando com a opinião do MP Eleitoral, por entender que a conclusão do Ministério Público descumpre a decisão do STF, encaminhou o caso para eventual revisão por parte do MPF.

Sendo assim, então, esta semana, a 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, responsável por revisar o caso, concordou com o parecer do MP Eleitoral. Em seu parecer, o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos destacou o seguinte: ”Como bem apontou a Promotora Eleitoral, a finalidade precípua da organização criminosa não era a eleição de Marcelo Crivella. Ao contrário, a eleição era a etapa que garantia a vantagem futura, certa ou esperada em razão do exercício do mandato, ou seja, a direção finalística dos atos praticados pela ORCRIM era o ataque à administração pública e não ao processo eleitoral.”

Carlos Frederico escreveu ainda que ”vota pela manutenção do arquivamento, exclusivamente em relação aos eventuais crimes eleitorais investigados neste feito, com a remessa dos autos à Justiça Comum do Estado do Rio de Janeiro”. O voto foi acompanhado por unanimidade pelos demais membros da 2ª Câmara do MPF.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MPF determina que processo do 'QG da Propina' contra Crivella retorne à Justiça Comum
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui