MPF pede que TRF2 exija da Vivo cumprimento de metas de banda larga fixa no RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Ministério Público Federal (MPF) rebateu o recurso da Vivo contra liminar que a obriga a atender duas metas de qualidade da Anatel para a banda larga de internet fixa no Estado do Rio. A 22ª Vara Federal/RJ tinha ordenado em outubro a regularização das taxas de solicitação de reparo e de tempo de reparo, insatisfatórias desde o início da medição, em novembro de 2012. A Vivo (Telefônica Brasil) alegou no recurso que a liminar não teria base nas regras de concessões de serviços públicos, bem como a defesa desse direito não caberia ao MPF, pois a banda larga não seria serviço essencial.

O recurso será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), em sessão da 7ª Turma. Em parecer sobre o recurso da Vivo, o MPF na 2ª Região (RJ/ES) argumentou pela essencialidade na prestação desse serviço e pela legitimidade do MPF na tutela de direitos coletivos e difusos. Para o MPF, o TRF2 não deve admitir a tese da empresa de que não cabe ao Judiciário exercer juízo de valor sobre o controle de atos administrativos nesse caso. A Justiça ordenara também que a Anatel – outra ré nesse processo – informe mensalmente os dados medidos até cinco dias após cada medição.

“O exercício da discricionariedade administrativa não é absoluto ou intocável, cabendo ao Judiciário exercer o controle sobre os atos da Administração em desconformidade com a Lei. Cabe ao Judiciário o controle da legalidade do ato, o qual reside na inobservância dos requisitos indispensáveis à boa fiscalização e regulação do serviço atribuído para essa agência”, frisou o MPF. “O Judiciário não só pode como deve intervir na discricionariedade administrativa de modo a adequá-la aos parâmetros previstos em Lei.”

O MPF/RJ tinha pedido na ação que, se a Vivo descumprisse a liminar, ficasse obrigada a abater 5% da fatura dos clientes do serviço de banda larga fixa no Rio de Janeiro. A Justiça não atendeu esse pedido, justificando que ele se revelaria precipitado nessa fase do processo devido à inexistência de qualquer parâmetro para fixar esse percentual.

Advertisement

Sobre o processo – Ao entrar com a ação, em agosto, o MPF reportou à Justiça que a Vivo nunca cumpriu a meta de taxa de solicitação de reparo – máximo de 5% de pedidos serem ligados a falhas no serviço (velocidade, queda de conexão e indisponibilidade) – nos meses medidos (nov./2012 a dez./2018) e apenas cumpriu a meta de tempo de atendimento, fixada em 24 horas pela Anatel, em 12 das 74 medições mensais (16,2% do total do período). O MPF não tinha se oposto à realização de audiência de conciliação, mas observou à Justiça que a empresa, mesmo após comunicada sobre o inquérito civil relativo ao caso, não demonstrou interesse em adequar o serviço prestado, limitando-se a afirmar que ele estaria regular.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MPF pede que TRF2 exija da Vivo cumprimento de metas de banda larga fixa no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui