MPRJ e Polícia Civil fazem operação contra grupos nazistas e ultranacionalistas

Três pessoas já foram presas. Ação é deflagrada no Rio de Janeiro e em mais seis estados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet)

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em conjunto com a Polícia Civil, realiza nesta quinta-feira (16/12) a Operação Bergon, para combater associações nazistas no Rio de Janeiro. A ação mira indivíduos que praticam, divulgam e instigam a realização de atos de discriminação e preconceito em relação à raça, cor, etnia e procedência nacional, além do crime de corrupção de menores. Até a última atualização desta reportagem, 3 pessoas foram presas.

Durante a investigação, com a quebra de sigilo de dados e telefônicos autorizados pela Justiça, foi possível identificar a existência de grupos que se autodeclaram nazistas e ultranacionalistas, associados para praticar e incitar atos criminosos. Os investigados, alguns adolescentes, publicam em redes sociais e em aplicativos de mensagens diversas fotografias, imagens e textos de cunho racista, homofóbico, antissemita ou nazista e falam abertamente sobre a prática de violência contra essas populações.

O objetivo é cumprir quatro mandados de prisão e 30 mandados de busca e apreensão nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e Rio Grande do Norte.

As prisões foram em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense; em Valença, no Centro-Sul do RJ; e em Suzano, na Região Metropolitana de São Paulo. Lá, a polícia apreendeu facões, arco e fechas e livros sobre o nazismo.

Advertisement

O nome da operação faz referência à freira francesa Denise Bergon, que desafiou nazistas ao abrigar e salvar a vida de dezenas de crianças judias durante a Segunda Guerra.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MPRJ e Polícia Civil fazem operação contra grupos nazistas e ultranacionalistas
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui